Voltar

Adolescência é tema de seminário ampliado promovido pelo Instituto Crescer Legal

24.06.2019

Junho 2019 – Com o tema “Adolescer (em rede)”, o Instituto Crescer Legal promoveu na quarta-feira, 19 de junho, em Santa Cruz do Sul (RS), o segundo seminário ampliado de integração e reflexão com parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Participaram do evento representantes de parceiros da educação e assistência social nos municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz que atuam ou se relacionaram com o Instituto.

O diretor-presidente da entidade, Iro Schünke, abriu o evento falando da importância das parcerias firmadas para a consolidação dos resultados. “Nossas ações têm dado mais certo que esperávamos e temos consciência de que não fazemos nada sozinhos. Essa rede foi e está sendo muito importante. Este encontro demonstra isso e certamente vai servir para fortalecer ainda mais essa parceria já existente”, frisou.

A programação contou com a participação da atriz Deborah Finocchiaro, que falou sobre “A Cena na Sala de Aula – presença, postura e bom humor”, e da psicóloga Bruna Moraes Battistelli, que propôs aos participantes uma Roda de Conversa sobre “Adolescer (em rede)”. Durante o evento a equipe do Instituto Crescer Legal também apresentou a metodologia, os aprendizados e conquistas no trabalho desenvolvido junto a adolescentes do meio rural por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.

A gerente Nádia Fengler Solf, destacou as principais ações do Instituto, como o curso de gestão rural e empreendedorismo que atualmente está em atuação em sete municípios gaúchos e envolve 134 jovens aprendizes, entre 14 e 17 anos, e iniciativas voltadas para os egressos do Programa de Aprendizagem. “A construção coletiva da metodologia pela nossa equipe, consultoria e inúmeros parceiros tem sido fundamental na missão que assumimos de ofertar oportunidades de crescimento aos adolescentes do meio rural”, afirma.

SOBRE O SEMINÁRIO – Em 2018 o Instituto Crescer Legal integrou ao seu plano estratégico e ao processo de capacitação sistemática da equipe de educadores sociais um Seminário Ampliado, aberto aos parceiros regionais da educação e assistência social. A primeira edição aconteceu em agosto de 2018, com o tema “Trabalho Infantil: um desafio em Rede”.

SOBRE O INSTITUTO – Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem. Diferente do que acontece na cidade, ao invés de trabalharem na empresa contratante, se reúnem diariamente no contraturno escolar para falar sobre e vivenciar práticas de gestão rural e empreendedorismo. Os encontros iniciaram em março e seguem até o final do ano em Boqueirão do Leão, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Vera CruzIniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo.

SOBRE AS PALESTRANTES

Fotos: Junio Nunes
Mais fotos: https://lion.box.com/s/njtcfe8ks1s7jgmkmtwmpy2k0bbnb3j7

Contato com a imprensa:

Loader