Boas práticas para o empreendedorismo

08/12/2021

“O Programa de Boas Práticas, oferecido pelo Instituto Crescer Legal, foi de grande valia no meu fazer pedagógico, pois obtive um novo olhar frente aos meus alunos e à comunidade escolar e, com isso, minha prática pedagógica voltou-se ainda mais ao jovem do campo. Para despertar o espírito empreendedor, procurei diversificar de forma diferenciada, com atividades baseadas em fatos e acontecimentos da vida diária dos estudantes e levando técnicas sugeridas pelo programa para que as famílias também estivessem envolvidas no processo.
Certamente, a educação das escolas do campo precisa ser direcionada ao nosso jovem. Vivemos na era da tecnologia e passamos por um longo e difícil período de distanciamento social, que fez com que cada um de nós tivesse que se reinventar. A partir daí, foi importante se renovar e se aperfeiçoar, despertando assim um novo olhar empreendedor em nossos alunos, o que se reflete na comunidade escolar. Atuo há 22 anos em uma escola da zona rural, que, desde 2018, faz parte do programa Educcan (Educação do Campo de Canguçu). Trabalhamos na modalidade de educação integral, onde, além dos conteúdos programáticos da grade curricular, temos projetos envolvendo as famílias e a comunidade escolar com temas de interesse do jovem que ali está inserido e tem o desejo de permanecer no campo. Acredito que trabalhar esses temas é preparar o nosso jovem para a vida.”

Cátia Rossiele Kohler Buttow, professora da Escola Municipal Heitor Soares Ribeiro, de Canguçu (RS). Participou da edição de 2020 do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, realizado em parceria com o Instituto Crescer Legal.

Últimas Histórias

10/01/2022
Quando o trabalho diário impacta em vidas

Quando me candidatei para a vaga de trabalho no Instituto Crescer Legal, eu já imaginava que seria diferente das minhas atividades anteriores em empresas tradicionais

LEIA MAIS
04/01/2022
Massa com sabor de amor e gratidão

Em setembro, no dia do aniversário de 44 anos da minha mãe, eu dei para ela uma máquina profissional de fazer massas.

LEIA MAIS
03/01/2022
Descobrindo-se empreendedor

Durante o curso de aprendizagem do Instituto Crescer Legal descobri meu lado empreendedor que eu não sabia que tinha.

LEIA MAIS