Diversificando oportunidades

12/03/2021

“Acho que existem boas oportunidades para os jovens terem prosperidade no campo. Com vontade de trabalhar e de aprender sempre mais, é possível ter produção diversificada e com rendimentos satisfatórios. Por isso, faço planos de continuar vivendo no interior, ter minha casa e cuidar da propriedade. Minha família tem no tabaco a principal fonte de renda, mas, desde fevereiro de 2020, também estamos produzindo ovos para vender. Além disso, meus pais cultivam grãos, legumes e verduras e criam alguns animais para consumo da família.

A introdução da criação de galinhas poedeiras foi um projeto meu, pois pesquisei sobre avicultura e fiz o planejamento durante o curso com aprendiz do Instituto Crescer Legal. Percebi que na região havia uma grande procura por ovos e carne e passamos a fornecer ovos para ter mais de uma renda. Aliás, o curso de aprendizagem foi uma experiência incrível, pois aprendi a dar mais valor às coisas, ser mais organizada e a trabalhar em equipe. Consegui perder um pouco da minha timidez de falar em público e acabei fazendo novas amizades. Foi também durante o curso que percebi a importância da diversificação para ter mais de uma renda e não depender de apenas uma atividade.”

Eduarda Letícia Zahn, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2019 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Vera Cruz (RS).

Últimas Histórias

03/05/2021
Mais diálogo

Ter responsabilidade, fazer gestão financeira e saber dialogar e falar em público são habilidades importantes para todos nós, principalmente para o futuro pessoal e no trabalho.

LEIA MAIS
03/05/2021
Integrando escola e aprendizes

Sempre achei interessantes as propostas do curso de Aprendizagem Profissional Rural porque vinham ao encontro dos interesses da comunidade.

LEIA MAIS
03/05/2021
Educar no campo

Ser professora é uma profissão admirável, que educa crianças e forma outras profissões.

LEIA MAIS