Logo

Histórias

Educação no campo para o campo

Sou professora há 31 anos e sempre trabalhei em escola da zona rural. Sinto-me realizada por poder proporciona aos alunos conhecimentos sobre uma diversidade ambiental, socioeconômica, cultural e procuro fazer da sala de aula um espaço de oportunidades de crescimento e aprendizagens.

12 de Setembro de 2022

Imagem destacada na postagem

“Sou professora há 31 anos e sempre trabalhei em escola da zona rural. Sinto-me realizada por poder proporciona aos alunos conhecimentos sobre uma diversidade ambiental, socioeconômica, cultural e procuro fazer da sala de aula um espaço de oportunidades de crescimento e aprendizagens. Percebo também que a comunidade é um meio rico de aprendizagem e acho notório que devemos valorizar a cultura e as potencialidades que existem no meio e também verificar os possíveis problemas que surgem ou fazem parte do contexto.

No nosso município, o campo tem uma diversidade de produtos, desde a produção de tabaco, soja, milho, produção de alimentos agroecológicos, prática da pecuária e atualmente busca inovações, como o turismo rural, campings e parques. Acho fundamental promover entre os alunos a análise da relação que temos com o lugar onde vivemos e fico feliz em constatar a melhora na qualidade de vida no ambiente rural.

Essas minhas opiniões sobre a valorização da educação direcionada ao meio rural vieram ao encontro do Programa Boas de Empreendedorismo para a Educação, que está sendo uma experiência única. Fui indicada pela direção da escola e acredito ser uma oportunidade de aprendizagem e socialização riquíssima. E acima de tudo, uma grande contribuição no meu trabalho e no grupo de professores e alunos de minha escola. Pois o programa abre horizontes e me motiva a continuar acreditando que é possível uma ação educativa mais humana, com visão nas possibilidades que surgem, priorizando o ser humano como centro do processo de aprendizagem.

Estamos saindo de um período de pandemia, sendo fundamental termos uma educação mais humanizadora, que vislumbre um olhar e uma ação com mais empatia. E isso tudo, o programa do Instituto Crescer Legal nos proporciona, fazendo com que os professores e alunos aceitem desafios e se utilizem dos avanços tecnológicos sem perder o principal foco, o ser humano e os valores que o norteiam em todas as áreas.”

Professora Iloni Maria Radtke Iven, de Canguçu (RS), participante da edição de 2022 do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação do Instituto Crescer Legal. Atualmente atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria.

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Barbearia no campo

    “Sou muito feliz em viver no interior. Por isso, estou me organizando para seguir morando com a minha família na nossa localidade rural. Depois de terminar o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, do Instituto Crescer Legal, comecei a colocar […]

  • Imagem destacada na postagem

    Lanches sobre rodas

    “Minha família está trabalhando com produção de lanches e, no segundo semestre do ano passado, demos um salto de qualidade no nosso negócio. Durante o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo – que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal […]

  • Imagem destacada na postagem

    Pela luz do sol

    “A energia elétrica usada na nossa propriedade passará a ter origem solar. Vamos implantar o sistema de placas solares e minha família não precisará pagar o valor inicial. Isso porque eu apresentei meu projeto elaborado durante o curso de Gestão […]

  • Imagem destacada na postagem

    Morangos no pátio de casa

    “Estou implantando uma estufa de morangos no terreno da minha casa e quero que seja uma fonte de renda para a minha família. O esqueleto da montagem já está pronto e agora vamos fazer a parte interna, os encanamentos e […]

  • Imagem destacada na postagem

    Mudas de hortaliças

    “Como jovem do campo, tenho vários planos para a sucessão da propriedade da nossa família, onde a principal fonte de renda é o tabaco, mas também temos diversas culturas de subsistência. Um dos projetos é a implantação de uma estufa […]

  • Imagem destacada na postagem

    Elas e as flores

    “As mulheres da minha casa – minha mãe Adriane, a vó Olinda, eu e minha irmã Andressa – sempre gostamos de cultivar flores. Para nós, é algo para nos distrair e mexer na terra sempre foi quase como um hobby, […]

  • Imagem destacada na postagem

    Diferencial: foco no humano

    Na metade do ano passado, minha rotina profissional mudou significativamente. Isso porque passei a trabalhar no Instituto Crescer Legal e me deparei com um mundo profissional diferente do qual estava acostumada.

  • Imagem destacada na postagem

    Peixes na diversificação

    Ter sido aprendiz do Instituto Crescer Legal foi uma das melhores oportunidades que apareceram na minha vida, pois o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo trouxe muito conhecimento e experiências novas, tanto para a área profissional como para a pessoal.

  • Imagem destacada na postagem

    Informática no meio rural

    As demandas por informatização no meio rural têm aumentado, inclusive recentemente foi instituída a Nota Fiscal Eletrônica, a NF-e, para a venda dos produtos, o que tem sido um desafio para muitos agricultores.

  • Imagem destacada na postagem

    Diversificação com videiras

    Estou colocando em prática um projeto de produção de uvas e as expectativas são boas, pois uma das mudas já está começando a produzir. O plantio das videiras foi uma contribuição do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal.