Educação que transforma

27/01/2021

“Trabalhando com a juventude rural, percebo que os jovens precisam de oportunidades, pois geralmente possuem muitas capacidades e estão em uma fase da vida na qual necessitam de apoio para construir suas trajetórias e alcançar seus objetivos. Acredito que nossos jovens do campo se identificam com a natureza, com o modo de vida rural e com as comunidades onde vivem, mesmo que em muitas situações falte infraestrutura básica para o desenvolvimento de suas aptidões. Nesse contexto, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal é uma oportunidade que oferece educação de uma forma contextualizada e que incentiva o empreendedorismo. Sem dúvida, a educação é transformadora!

A análise sobre a importância da pesquisa e conhecimentos a serviço de melhorar as condições de vida no meio rural fez parte dos meus estudos do Doutorado em Desenvolvimento Regional, que termino agora em fevereiro de 2021, com a tese “Políticas públicas de desenvolvimento de territórios rurais no Brasil e no México”. Durante o doutoramento, realizado parte no Brasil e parte no México, percebi que as condições dos jovens rurais são semelhantes nos dois países e acredito que a realidade é comum em toda a América Latina. Neste ano, regresso ao Instituto Crescer Legal e estou muito feliz em poder dar continuidade ao trabalho e aplicar meus novos conhecimentos em prol dos jovens do campo.”

Taciane da Silva, tecnóloga em Agropecuária, Mestre em Extensão Rural e doutoranda em Desenvolvimento Regional. Foi educadora do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em 2018 e 2019, nas turmas de Vera Cruz e Vale do Sol. Agora em 2021, retorna como educadora da turma de Passo do Sobrado (RS).

Últimas Histórias

17/02/2021
Empreender na educação

Como professora com nove anos de atuação em escola rural, percebo que os jovens do campo precisam se reconhecer como parte no processo de ensino e aprendizagem no meio em que vivem para que possam ser protagonistas das suas próprias histórias.

LEIA MAIS
17/02/2021
Eficiência e diversificação

Vejo boas oportunidades para os jovens prosperarem no campo, pois sempre terá espaço para quem quer trabalhar.

LEIA MAIS
17/02/2021
Para prosperar no campo

Faço planos de continuar na atividade rural e meus pais ficam felizes com a certeza de eu vir a ser o sucessor dos negócios da família.

LEIA MAIS