Eficiência e diversificação

17/02/2021

“Vejo boas oportunidades para os jovens prosperarem no campo, pois sempre terá espaço para quem quer trabalhar. Acho que sempre haverá possibilidades de sucesso para quem tiver gosto pelo meio rural, buscar outros cultivos e produzir os próprios alimentos com menos poluição e de forma alternativa aos transgênicos. Atualmente, estou estudando e me capacitando para a atividade rural e torcendo para que o governo valorize os pequenos produtores. Quero muito promover a diversificação da nossa propriedade, tornando-a mais eficiente sem a dependência exclusiva do tabaco para o sustento da família.

Mesmo sendo adolescente, eu já participo de todas as decisões dos negócios da propriedade, ouvindo, dialogando e dando opiniões. Meu preparo para o agro começou em 2020, no curso de empreendedorismo e gestão rural do Instituto Crescer Legal que, mesmo com certa frustração por causa das limitações impostas pela pandemia, foi importante. Aprendi a valorizar a cultura, educação da família e unir isso à proposta do curso de dar continuidade à propriedade com novas ideias de gerenciamento, visando novos horizontes e oportunidades. E, neste ano, pretendo estudar na Escola Família Agrícola e tenho a expectativa de obter novas ideias para empreender na propriedade, tornando-a mais rentável.”

Maria Eduarda Rodrigues Schwinn, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2020 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Santa Cruz do Sul (RS).

Últimas Histórias

17/02/2021
Empreender na educação

Como professora com nove anos de atuação em escola rural, percebo que os jovens do campo precisam se reconhecer como parte no processo de ensino e aprendizagem no meio em que vivem para que possam ser protagonistas das suas próprias histórias.

LEIA MAIS
17/02/2021
Para prosperar no campo

Faço planos de continuar na atividade rural e meus pais ficam felizes com a certeza de eu vir a ser o sucessor dos negócios da família.

LEIA MAIS
27/01/2021
Educação que transforma

Trabalhando com a juventude rural, percebo que os jovens precisam de oportunidades, pois geralmente possuem muitas capacidades e estão em uma fase da vida na qual necessitam de apoio para construir suas trajetórias e alcançar seus objetivos.

LEIA MAIS