Empreender e cooperar

11/11/2021

“Atuo junto ao Instituto Crescer Legal tendo em mente a importância de estimular a diversificação de culturas na propriedade familiar. O Programa de Aprendizagem está despertando o espírito empreendedor nos jovens aprendizes, que precisam ter acesso a políticas públicas que contribuam para a aplicação prática dos seus conhecimentos. Na Cooperativa Sicredi, nós temos parcerias que estão à disposição do jovem do campo que pretende iniciar seu próprio negócio ou dar continuidade ao empreendimento da família. Aproximar o campo e a cidade é um desafio e, nesse contexto, a valorização do produto local é muito importante para o desenvolvimento regional. Temos clara a importância do crédito e, por isso, disponibilizamos soluções financeiras que contribuem com o sucesso do empreendimento rural.

Participo de ações ligadas ao Crescer Legal desde a sua criação, pois pude contribuir com depoimentos e experiências que eu havia tido como aluno da Escola Família Agrícola. Depois de implantado o Programa de Aprendizagem, meu primeiro contato foi com a primeira turma de Vera Cruz, levamos os jovens para conhecerem a Cooperativa de Agricultores e os aprendizes também tiveram seu primeiro contato com os feirantes do município. Desde então, participo de rodas de conversa com os aprendizes dos diversos municípios, dialogando sobre gestão na propriedade rural.

Para os aprendizes, desejo que aproveitem ao máximo a oportunidade que eles têm de adquirir novos conhecimentos e saberes e que possam aplicar na propriedade, comunidade e município. Também espero que sejam cada vez mais solidários na multiplicação do aprendizado, ajudando no desenvolvimento local, que fortaleçam o cooperativismo e que pensem projetos coletivos.”

Jeferson Klunk, técnico agrícola e profissional da área de Desenvolvimento de Negócios da Cooperativa Sicredi do Vale do Rio Pardo. É parceiro do Instituto Crescer Legal e participa de debates sobre finanças e crédito agrícola com os jovens aprendizes.

Últimas Histórias

08/12/2021
Boas práticas para o empreendedorismo

O Programa de Boas Práticas, oferecido pelo Instituto Crescer Legal, foi de grande valia no meu fazer pedagógico, pois obtive um novo olhar frente aos meus alunos e à comunidade escolar e, com isso, minha prática pedagógica voltou-se ainda mais ao jovem do campo.

LEIA MAIS
08/12/2021
Queijos da família

Adorei ter tido essa experiência como aprendiz do Instituto Crescer Legal por dois anos, pois foi através do curso de empreendedorismo e gestão rural que eu aprendi muitas coisas novas.

LEIA MAIS
11/11/2021
Mais interesse pelo meio rural

Eu ainda não decidi que profissão quero seguir no futuro, mas agora que conheço mais sobre o meio rural e a atividade da minha família, me parece uma opção bem legal.

LEIA MAIS