Empreendimento com sabor

31/03/2021

“No interior, nós podemos às vezes não ter tanto dinheiro, mas temos alimentação de ótima qualidade. Sou filho de produtores rurais e já trabalhei em uma indústria durante sete anos. E, após ser desligado do emprego, voltei para a zona rural planejando abrir um negócio que desse retorno rápido e em pouco espaço. Depois de pesquisar algumas opções, optei por morangos, que são frutas bem aceitas comercialmente e saborosas. O investimento inicial foi pequeno, comecei com uma estufa de madeira e 3 mil plantas e, no primeiro ano, tive prejuízo porque o vento derrubou duas vezes a estrutura. No ano seguinte, investimos na construção de uma estufa de aço galvanizado com capacidade para 12 mil plantas.

A produção de morangos é um trabalho que exige bastante dedicação e meus pais, que sempre trabalharam com tabaco, ajudam nas tarefas. Além de morangos, desde o ano passado, produzimos também brócolis, couve-flor, repolho, pimentão e alfaces, tudo em quantidades menores. Outras atividades da propriedade são peixes para venda e criação de gado, porcos e galinhas para nosso consumo. Também trabalhamos com o reflorestamento das áreas não mais utilizadas para plantio e, assim, mudamos um pouco o visual da propriedade.

Atualmente, com a produção de morangos consolidada, recebo pessoas interessadas em conhecer a nossa estrutura. Uma dessas visitas foi da turma de jovens aprendizes do Instituto Crescer Legal. Na ocasião, falei do processo de produção, pois é uma oportunidade de cultivo para alguns deles. Para os jovens rurais, meu recado é que, na produção agrícola, assim como na vida e em qualquer outra atividade, nada vem fácil. Mas a qualidade de vida e a possibilidade de produzir os próprios alimentos são boas vantagens do interior.”

Aloísio Goetze, produtor de morangos. Em 2019, recebeu a turma de aprendizes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal de Sinimbu (RS), apresentou a produção e falou sobre sua trajetória como empreendedor rural

Últimas Histórias

03/05/2021
Mais diálogo

Ter responsabilidade, fazer gestão financeira e saber dialogar e falar em público são habilidades importantes para todos nós, principalmente para o futuro pessoal e no trabalho.

LEIA MAIS
03/05/2021
Integrando escola e aprendizes

Sempre achei interessantes as propostas do curso de Aprendizagem Profissional Rural porque vinham ao encontro dos interesses da comunidade.

LEIA MAIS
03/05/2021
Educar no campo

Ser professora é uma profissão admirável, que educa crianças e forma outras profissões.

LEIA MAIS