Força jovem no movimento sindical

02/03/2020

“Em maio deste ano, deverei participar de um festival sindical em Brasília a convite do grupo regional de jovens dos sindicatos de trabalhadores rurais. Vai ser minha primeira viagem para fora do Rio Grande do Sul e tenho expectativas de ter contato com pessoas de todo o Brasil ligadas aos movimentos sindicais e de conhecer mais sobre o que é o sindicalismo. Minha atuação junto ao sindicato começou quando, em uma oficina do curso de aprendizagem do Instituto Crescer Legal, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz nos explicou sobre o movimento e comentou que havia carência de uma comissão de juventude e de mais jovens na entidade. Eu e uma colega nos sentimos desafiadas a mudar isso, fomos a algumas reuniões e fizemos nosso trabalho final do curso sobre o sindicalismo. Depois da formatura, a minha colega fez 18 anos, começou a trabalhar e passou a se dedicar a outros projetos. Mas eu continuei frequentando as reuniões da comissão regional, nas quais estou aprendendo muito mais sobre os fundamentos do sindicalismo rural e no que a entidade pode ser útil para os jovens. Também participo sugerindo ideias sobre como a vida dos jovens do campo pode ser melhorada. E agora, com o convite para o evento em Brasília, acho que estão se abrindo novas portas e eu vou me inserir ainda mais na força jovem do movimento sindical.”

Elisângela Inês de Carvalho, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2019 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Vera Cruz (RS).

Voltar

Últimas Histórias

08/03/2024
Uma paixão: vida no campo

“Quando penso no futuro, me imagino uma excelente agrônoma, proprietária de animais e plantações, com minha casa no campo, a família vivendo junto e tendo minha caminhonete, que é o veículo que eu sempre quis. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Parcerias facilitam realizações

“Durante 2022 fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, o que me proporcionou muitos conhecimentos e crescimento pessoal. Talvez o aprendizado mais importante tenha sido a importância das parcerias, pois conectam todo mundo de forma pessoal e impessoal. No curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, pudemos ver bem como a parceria funciona, tanto na realização de uma atividade simples até coisas complexas, como uma cooperativa ou uma empresa. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Primeiro salário e portas para o futuro

“Em 2022, fui jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal e foi uma experiência muito boa porque foi onde ganhei meu primeiro salário. Porém, mais do que isso, fazer o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural me permitiu aprender diversas coisas e abriu várias portas. Para mim, um dos diferenciais foi o fato de eu ter perdido um pouco da timidez ao me expressar em público. [...]"

LEIA MAIS