Ideias novas na propriedade

08/06/2021

“Está sendo muito legal e interessante ser jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal porque consigo desenvolver meus conhecimentos e, com isso, aprender também novas experiências e percepções. Acho o curso de empreendedorismo e gestão rural uma grande oportunidade para os jovens do campo se desenvolverem profissionalmente e só tenho a agradecer pela oportunidade. Desejo que todos os aprendizes e educadores tenham um ótimo ano de atividades, principalmente agora que voltamos ao curso presencial.

No meu caso, os aprendizados são bem estimulantes e já consigo discutir novas ideias com a família sobre as atividades da propriedade e as opções de diversificação. Cultivamos arroz sequeiro e diversos outros alimentos e, juntos, nós avaliamos as possibilidades de modernização, aliando o conhecimento tradicional do meu pai às novas técnicas disponíveis. Entre as decisões que tomamos, uma delas foi eliminar os agrotóxicos do cultivo de alimentos. No momento, estou fazendo planos, ainda não muito concretos, de talvez estudar para ser biólogo ou outra profissão ligada a plantas, pois gosto bastante de estar sempre descobrindo coisas novas e aprender mais sobre o campo.”

Cauã Júnior Rodrigues Weide, 16 anos, é jovem aprendiz em 2020 e 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Cerro Branco (RS).

Últimas Histórias

07/07/2021
Conexão com a propriedade

Sou filho de produtores rurais do interior de Santa Cruz do Sul, mas, mesmo vivendo o dia a dia com minha família na zona rural, eu conhecia muito pouco sobre as atividades e as produções.

LEIA MAIS
07/07/2021
Visão empreendedora

Em novembro, daqui quatro meses, eu completarei 18 anos e então serei oficialmente uma empreendedora, como sócia-proprietária de uma malharia e uma loja de roupas.

LEIA MAIS
07/07/2021
Em grupo, soluções mais fáceis

Comunicação, confiança, empatia e proatividade são importantes sempre e, especialmente, para que se consiga trabalhar bem em grupo.

LEIA MAIS