Incentivo para ter sonhos

16/04/2019

“Minha história como educadora social começou em 2016, quando ouvi no rádio que haveria seleção para educadores do Instituto Crescer Legal. Ao buscar mais informações, me identifiquei bastante com a proposta do curso, achei que era a minha cara. Hoje já estou na segunda turma do curso de aprendizagem e em cada edição a experiência é diferente. Os desafios são diários e estão sempre presentes, mas, quando temos um olhar interdisciplinar, estamos abertos aos vários contextos e aliamos os saberes do jovem, contribuímos com o seu desenvolvimento. Além disso, entre os dois períodos como educadora referência, tive uma experiência bem interessante com o Programa Nós Por Elas – A voz feminina do campo, direcionado a jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, que desenvolveram habilidades de comunicação e tiveram ampliada a visão crítica. Uma das coisas mais gratificantes de ser educadora social é perceber a evolução e o amadurecimento dos aprendizes. Eles crescem no sentido de valorizar o interior e o que suas famílias possuem e, não raro, se sentem orgulhosos em serem do meio rural. Para mim, estar como educadora social faz parte da minha história vencedora e sinto que minha maior contribuição é motivar os jovens para que eles tenham sonhos e que busquem conquistar seus objetivos.”

Ana Paula Justen, bióloga, é educadora da turma de Vera Cruz (RS) de 2019. Já foi educadora da turma de Venâncio Aires (2016-2017) e do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo, em 2018.

Voltar

Últimas Histórias

08/03/2024
Uma paixão: vida no campo

“Quando penso no futuro, me imagino uma excelente agrônoma, proprietária de animais e plantações, com minha casa no campo, a família vivendo junto e tendo minha caminhonete, que é o veículo que eu sempre quis. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Parcerias facilitam realizações

“Durante 2022 fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, o que me proporcionou muitos conhecimentos e crescimento pessoal. Talvez o aprendizado mais importante tenha sido a importância das parcerias, pois conectam todo mundo de forma pessoal e impessoal. No curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, pudemos ver bem como a parceria funciona, tanto na realização de uma atividade simples até coisas complexas, como uma cooperativa ou uma empresa. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Primeiro salário e portas para o futuro

“Em 2022, fui jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal e foi uma experiência muito boa porque foi onde ganhei meu primeiro salário. Porém, mais do que isso, fazer o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural me permitiu aprender diversas coisas e abriu várias portas. Para mim, um dos diferenciais foi o fato de eu ter perdido um pouco da timidez ao me expressar em público. [...]"

LEIA MAIS