Mais diálogo

03/05/2021

Ter responsabilidade, fazer gestão financeira e saber dialogar e falar em público são habilidades importantes para todos nós, principalmente para o futuro pessoal e no trabalho. Por isso, reconheço que o curso de aprendizagem profissional rural foi bem importante. Durante o ano de 2019, eu comecei a ter mais responsabilidade com atitudes como chegar no horário e realizar as atividades que eram solicitadas.  Também aprendi melhor sobre como aplicar meu dinheiro. Como aprendizes, ganhamos os primeiros salários e no curso nós estudamos sobre como deve ser feita a administração da grana. Eu comprei um telefone celular e roupas e ajudei minha família nos gastos da casa.

Um progresso para mim foi ter me tornado mais comunicativo, pois sou tímido, tinha muita vergonha de falar em público. E, aos poucos, com a ajuda da educadora Taciane e dos seminários que eram realizados, fui me soltando mais. Ainda estudo no 9º ano do ensino fundamental e não sei no que vou trabalhar no futuro, mas as coisas que aprendi deverão ser úteis. Como minha família não tem propriedade grande nem lavouras, possivelmente eu arrume emprego no cultivo de arroz, soja ou tabaco e possa dar uma vida melhor para os meus pais.

Marlon da Silva, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2019 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Vale do Sol (RS).

Últimas Histórias

07/07/2021
Conexão com a propriedade

Sou filho de produtores rurais do interior de Santa Cruz do Sul, mas, mesmo vivendo o dia a dia com minha família na zona rural, eu conhecia muito pouco sobre as atividades e as produções.

LEIA MAIS
07/07/2021
Visão empreendedora

Em novembro, daqui quatro meses, eu completarei 18 anos e então serei oficialmente uma empreendedora, como sócia-proprietária de uma malharia e uma loja de roupas.

LEIA MAIS
07/07/2021
Em grupo, soluções mais fáceis

Comunicação, confiança, empatia e proatividade são importantes sempre e, especialmente, para que se consiga trabalhar bem em grupo.

LEIA MAIS