Na gestão da propriedade

14/12/2020

“O curso como aprendiz do Instituto Crescer Legal me trouxe aprendizagens importantes, como, por exemplo, administrar um negócio e fazer bons planejamentos antes da execução. São informações muito úteis porque a gente tem que saber como investir naquilo que realmente se quer no futuro. Atualmente estou trabalhando com a minha família na propriedade e aplicando alguns dos conhecimentos adquiridos no curso de empreendedorismo e gestão rural. Além do levantamento de todas as coisas que a gente possui na propriedade, faço as contas do que foi gasto e os ganhos tidos com cada atividade produtiva, isso para ver se estamos tendo lucro. Produzimos tabaco, milho, batata-doce, feijão, aipim e temos criação de porcos, galinhas, gado e vaca de leite. A contabilidade que temos feito mostrou que o tabaco ainda é a cultura que mais dá lucro.

Além desse aspecto de gestão, a experiência como jovem aprendiz me proporcionou aprender várias outras coisas, como saber me comunicar com as outras pessoas, dialogar com a equipe de trabalho e falar em público. E a grana recebida, apesar de não ser muita, me permitiu comprar roupas para mim e um kit de ferramentas completo, com alicates, chaves de fenda, chaves Philips, chaves Allen, chaves combinadas, soquetes catracas, extensões, juntas, cabos e adaptadores. São instrumentos importantes para os ajustes das máquinas da propriedade.”

José Gabriel Rodrigues, 18 anos, foi jovem aprendiz em 2019 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Sinimbu (RS).

Últimas Histórias

17/02/2021
Empreender na educação

Como professora com nove anos de atuação em escola rural, percebo que os jovens do campo precisam se reconhecer como parte no processo de ensino e aprendizagem no meio em que vivem para que possam ser protagonistas das suas próprias histórias.

LEIA MAIS
17/02/2021
Eficiência e diversificação

Vejo boas oportunidades para os jovens prosperarem no campo, pois sempre terá espaço para quem quer trabalhar.

LEIA MAIS
17/02/2021
Para prosperar no campo

Faço planos de continuar na atividade rural e meus pais ficam felizes com a certeza de eu vir a ser o sucessor dos negócios da família.

LEIA MAIS