No exemplo das empreendedoras

08/10/2021

“Em uma das saídas de estudos do curso de empreendedorismo e gestão rural do Instituto Crescer Legal, minha turma foi visitar a agroindústria ‘Sabores de Casa’, onde minha mãe é uma das sócias e conduz o empreendimento junto com sua amiga Loreci da Glória. Na ocasião, nós conhecemos a estrutura e o funcionamento da fabricação de bolachas, pães, cucas e salgados. As sócias explicaram que a agroindústria foi criada com apoio da Emater de Herveiras e que foram necessários quatro anos de planejamento para que o projeto viesse a se tornar realidade. Atualmente, os produtos são produzidos conforme as encomendas e seguindo os protocolos sanitários, tanto de fabricação como nas entregas. 

Acredito que apesar de o projeto ter levado tempo para ser concretizado, podemos perceber que quando se tem um sonho e buscamos realizá-lo sem desanimar, podemos sim torná-lo realidade. A agroindústria é uma mostra do que acontece quando há valorização do meio rural. Com a ajuda da Emater, a agroindústria foi criada e pode vir a se expandir, a gerar empregos e até mesmo a comprar produtos locais de agricultores vizinhos, o que os ajudaria na geração de uma renda extra. Conhecer exemplos como esse da agroindústria são oportunidades importantes que o Crescer Legal proporciona e que fazem a gente ver possibilidades de empreendedorismo no campo.

Samuel Daniel Mueller, 15 anos, é jovem aprendiz em 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Herveiras (RS).

Últimas Histórias

08/10/2021
Para melhorar a propriedade

Entre os novos recursos para implantar na propriedade apresentados no curso de empreendedorismo e gestão rural, um dos mais úteis que aprendi é o conhecimento sobre como cuidar do solo. As técniccas já foram aplicadas nas lavouras da minha família e estão dando resultados

LEIA MAIS
08/10/2021
Oportunidades aos jovens do campo

Nós, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, vemos com bons olhos todo o trabalho do Instituto Crescer Legal, que já surgiu proporcionando a inserção dos jovens do campo no processo de aprendizagem, o que veio a somar muito porque proporciona que os jovens adolescentes do meio rural tenham os mesmos acessos garantidos que os urbanos

LEIA MAIS
09/09/2021
Incentivar sonhos

Eu sempre fui defensora da educação como transformação de vida. E ser educadora social pelo Instituto Crescer Legal tem sido uma experiência inesquecível na minha vida, todos os dias é uma nova descoberta. É aquele trabalho que me motiva todos os dias, é gratificante e recompensador.

LEIA MAIS