No exemplo das empreendedoras

08/10/2021

“Em uma das saídas de estudos do curso de empreendedorismo e gestão rural do Instituto Crescer Legal, minha turma foi visitar a agroindústria ‘Sabores de Casa’, onde minha mãe é uma das sócias e conduz o empreendimento junto com sua amiga Loreci da Glória. Na ocasião, nós conhecemos a estrutura e o funcionamento da fabricação de bolachas, pães, cucas e salgados. As sócias explicaram que a agroindústria foi criada com apoio da Emater de Herveiras e que foram necessários quatro anos de planejamento para que o projeto viesse a se tornar realidade. Atualmente, os produtos são produzidos conforme as encomendas e seguindo os protocolos sanitários, tanto de fabricação como nas entregas. 

Acredito que apesar de o projeto ter levado tempo para ser concretizado, podemos perceber que quando se tem um sonho e buscamos realizá-lo sem desanimar, podemos sim torná-lo realidade. A agroindústria é uma mostra do que acontece quando há valorização do meio rural. Com a ajuda da Emater, a agroindústria foi criada e pode vir a se expandir, a gerar empregos e até mesmo a comprar produtos locais de agricultores vizinhos, o que os ajudaria na geração de uma renda extra. Conhecer exemplos como esse da agroindústria são oportunidades importantes que o Crescer Legal proporciona e que fazem a gente ver possibilidades de empreendedorismo no campo.

Samuel Daniel Mueller, 15 anos, é jovem aprendiz em 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Herveiras (RS).

Últimas Histórias

08/12/2021
Boas práticas para o empreendedorismo

O Programa de Boas Práticas, oferecido pelo Instituto Crescer Legal, foi de grande valia no meu fazer pedagógico, pois obtive um novo olhar frente aos meus alunos e à comunidade escolar e, com isso, minha prática pedagógica voltou-se ainda mais ao jovem do campo.

LEIA MAIS
08/12/2021
Queijos da família

Adorei ter tido essa experiência como aprendiz do Instituto Crescer Legal por dois anos, pois foi através do curso de empreendedorismo e gestão rural que eu aprendi muitas coisas novas.

LEIA MAIS
11/11/2021
Mais interesse pelo meio rural

Eu ainda não decidi que profissão quero seguir no futuro, mas agora que conheço mais sobre o meio rural e a atividade da minha família, me parece uma opção bem legal.

LEIA MAIS