Nos passos dos pais

17/01/2020

“Sou filho de produtores rurais e pretendo continuar produzindo na propriedade da minha família. Considero-me preparado para começar a trabalhar junto com meus pais na agricultura, pois eles têm experiência e eu aprendi bastante no curso como jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal. Durante os trabalhos em grupo, rodas de conversas e demais atividades, o curso ia trazendo muitos conhecimentos, tanto na área de gestão e organização financeira, como de opções de produção rural. Entre os aprendizados do curso, um importante é de que é necessário haver balanceamento dos gastos e comprar somente o que é necessário. Meus pais, Janete Nicaretta e Edio Gewehr, sempre participaram das atividades do curso que envolviam a família e achavam interessantes e importantes para o meu desenvolvimento. Atualmente, eles aceitam minhas ideias e opiniões sobre a administração da propriedade. Por exemplo, no projeto final do curso, pesquisei e fiz a projeção de implantação de uma composteira para uso das folhas de árvores que caem no pátio, transformando-as em adubação para as plantas. A composteira será feita assim que meu pai tiver um tempinho para me ajudar.  Outra coisa que sugeri e eles acharam boa ideia foi a melhoria de um caminho, com a abertura de valetas fundas no lado da estrada para que a água da lavoura despachasse pela valeta. E o resultado foi menos erosão e uma produção melhor.”

Erickson Vinicius Gewehr, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2019 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Vale do Sol (RS).

Últimas Histórias

28/05/2020
Preservar para viver melhor

Para nós, do meio rural, cuidar do meio ambiente é muito importante porque, se não cuidarmos agora, teremos consequências futuras.

LEIA MAIS
28/05/2020
Pecuária para empreender e diversificar

Há cerca de dois meses, eu e meu pai implantamos uma nova atividade: criação de bovinos para abate.

LEIA MAIS
28/05/2020
Preparo para a carreira militar

Hoje, a maior parte das coisas que faço e estudo tem foco no meu objetivo de entrar para o Exército Brasileiro.

LEIA MAIS