Nós por todas

17/01/2020

“O grupo do Nós por Elas – A voz feminina do campo de 2019 teve meninas dos municípios de Boqueirão do Leão, Vale do Sol, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. Eram todas de localidades rurais, mas diferentes entre si, o que contribuiu para engrandecer e aprofundar as discussões sobre o papel da mulher na sociedade. A vivência das meninas na Universidade de Santa Cruz do Sul foi muito importante, tanto pelo conhecimento adquirido com os profissionais de comunicação, como também por vivenciarem o espaço universitário. Isso é muito rico para meninas que estão em desenvolvimento, para perceberem um mundo de possibilidades. As reflexões e os aprendizados obtidos resultaram em programas de rádio sobre empreendedorismo feminino no meio rural, liderança comunitária feminina, a mulher e a educação e autonomia e documentação da mulher do campo. Ao tratarem dos temas empreendedorismo e liderança, os programas das meninas evidenciaram como as mulheres estão ocupando diferentes espaços e contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades. No boletim sobre a educação foi abordado o papel educativo com os filhos, a presença forte das professoras nas escolas e as estatísticas de que as mulheres são maioria nas universidades. E sobre a temática autonomia e documentação, houve difusão da importância de ter carteira de motorista, conta no banco, CPF e diversas outras documentações fundamentais para dar sustentação à autonomia feminina. Para mim, a experiência como educadora foi muito significativa, pois trabalho há muito tempo com grupos de desenvolvimento e com a temática do feminino, mas abordar essas questões com jovens que estão se constituindo enquanto mulheres foi muito gratificante.”

Maria da Graça Lucas Vieira, graduada em Administração, especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Desenvolvimento Regional. Foi educadora do Nós por Elas de 2019.

Últimas Histórias

28/08/2020
Foco e dedicação

Foco e dedicação são as principais atitudes para alcançar a vitória nos objetivos. Por isso, procuro me dedicar ao máximo para cumprir as metas.

LEIA MAIS
28/08/2020
Aperfeiçoamento sempre

Eu amei ser aprendiz do Instituto Crescer Legal e achei excepcionais os conhecimentos que nos foram proporcionados ao longo do ano passado.

LEIA MAIS
28/08/2020
Pelo desenvolvimento dos jovens do campo

Iniciativas que proporcionam oportunidades aos jovens rurais

LEIA MAIS