Oportunidades aos jovens do campo

08/10/2021

“Nós, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, vemos com bons olhos todo o trabalho do Instituto Crescer Legal, que já surgiu proporcionando a inserção dos jovens do campo no processo de aprendizagem, o que veio a somar muito porque proporciona que os jovens adolescentes do meio rural tenham os mesmos acessos garantidos que os urbanos. Os jovens aprendizes rurais do Instituto, ao mesmo tempo que recebem uma bolsa, também fazem estudos baseados nas suas propriedades e suas comunidades e são instigados a conhecerem um pouco mais o trabalho que é realizado pela sua família e como é formada a caracterização da sua comunidade. E isso vem a somar no propósito de desenvolvimento do gosto por permanecer no meio rural. Com o salário de jovem aprendiz, eles conseguem ter as mesmas possibilidades, atividades culturais e de lazer e tantas outras questões que, muitas vezes, eram privilégio dos jovens das cidades. Na minha opinião, quanto mais oportunidades os jovens tiverem no meio rural, maiores as possibilidades de optarem pelo processo de sucessão familiar que a gente tanto busca e estimula.

Incentivamos as ações do Instituto ao publicarmos nos programas de rádio dos Sindicatos os boletins produzidos pelas meninas do Nós Por Elas e, também, levando informações sobre o que é o Sindicato e os trabalhos diversos que realizamos. Aliás, na minha opinião, o Nós por Elas, programa direcionado às adolescentes do campo para a pesquisa e produção de programas de rádio, é fantástico. As meninas levam o recado para as mulheres do campo do quanto elas têm potencial e incentiva o protagonismo das mulheres trabalhadoras rurais. Os boletins de rádio vêm a somar muito porque se trata da divulgação das informações que chegam no campo de uma forma diferenciada e que dá voz às mulheres mostrando a importância da mulher rural.”

Salete dos Passos, assistente social do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras (STR). É parceira e incentivadora das ações do Instituto Crescer Legal.

Últimas Histórias

08/10/2021
No exemplo das empreendedoras

Em uma das saídas de estudos do curso de empreendedorismo e gestão rural do Instituto Crescer Legal, minha turma foi visitar a agroindústria ‘Sabores de Casa’, onde minha mãe é uma das sócias e conduz o empreendimento junto com sua amiga Loreci da Glória

LEIA MAIS
08/10/2021
Para melhorar a propriedade

Entre os novos recursos para implantar na propriedade apresentados no curso de empreendedorismo e gestão rural, um dos mais úteis que aprendi é o conhecimento sobre como cuidar do solo. As técniccas já foram aplicadas nas lavouras da minha família e estão dando resultados

LEIA MAIS
09/09/2021
Incentivar sonhos

Eu sempre fui defensora da educação como transformação de vida. E ser educadora social pelo Instituto Crescer Legal tem sido uma experiência inesquecível na minha vida, todos os dias é uma nova descoberta. É aquele trabalho que me motiva todos os dias, é gratificante e recompensador.

LEIA MAIS