Oportunidades aos jovens do campo

08/10/2021

“Nós, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, vemos com bons olhos todo o trabalho do Instituto Crescer Legal, que já surgiu proporcionando a inserção dos jovens do campo no processo de aprendizagem, o que veio a somar muito porque proporciona que os jovens adolescentes do meio rural tenham os mesmos acessos garantidos que os urbanos. Os jovens aprendizes rurais do Instituto, ao mesmo tempo que recebem uma bolsa, também fazem estudos baseados nas suas propriedades e suas comunidades e são instigados a conhecerem um pouco mais o trabalho que é realizado pela sua família e como é formada a caracterização da sua comunidade. E isso vem a somar no propósito de desenvolvimento do gosto por permanecer no meio rural. Com o salário de jovem aprendiz, eles conseguem ter as mesmas possibilidades, atividades culturais e de lazer e tantas outras questões que, muitas vezes, eram privilégio dos jovens das cidades. Na minha opinião, quanto mais oportunidades os jovens tiverem no meio rural, maiores as possibilidades de optarem pelo processo de sucessão familiar que a gente tanto busca e estimula.

Incentivamos as ações do Instituto ao publicarmos nos programas de rádio dos Sindicatos os boletins produzidos pelas meninas do Nós Por Elas e, também, levando informações sobre o que é o Sindicato e os trabalhos diversos que realizamos. Aliás, na minha opinião, o Nós por Elas, programa direcionado às adolescentes do campo para a pesquisa e produção de programas de rádio, é fantástico. As meninas levam o recado para as mulheres do campo do quanto elas têm potencial e incentiva o protagonismo das mulheres trabalhadoras rurais. Os boletins de rádio vêm a somar muito porque se trata da divulgação das informações que chegam no campo de uma forma diferenciada e que dá voz às mulheres mostrando a importância da mulher rural.”

Salete dos Passos, assistente social do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras (STR). É parceira e incentivadora das ações do Instituto Crescer Legal.

Voltar

Últimas Histórias

08/03/2024
Uma paixão: vida no campo

“Quando penso no futuro, me imagino uma excelente agrônoma, proprietária de animais e plantações, com minha casa no campo, a família vivendo junto e tendo minha caminhonete, que é o veículo que eu sempre quis. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Parcerias facilitam realizações

“Durante 2022 fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, o que me proporcionou muitos conhecimentos e crescimento pessoal. Talvez o aprendizado mais importante tenha sido a importância das parcerias, pois conectam todo mundo de forma pessoal e impessoal. No curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, pudemos ver bem como a parceria funciona, tanto na realização de uma atividade simples até coisas complexas, como uma cooperativa ou uma empresa. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Primeiro salário e portas para o futuro

“Em 2022, fui jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal e foi uma experiência muito boa porque foi onde ganhei meu primeiro salário. Porém, mais do que isso, fazer o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural me permitiu aprender diversas coisas e abriu várias portas. Para mim, um dos diferenciais foi o fato de eu ter perdido um pouco da timidez ao me expressar em público. [...]"

LEIA MAIS