Para melhorar a propriedade

08/10/2021

“Entre os novos recursos para implantar na propriedade apresentados no curso de empreendedorismo e gestão rural, um dos mais úteis que aprendi é o conhecimento sobre como cuidar do solo. As técniccas já foram aplicadas nas lavouras da minha família e estão dando resultados. Dentro dos princípios de adubação verde e cobertura do solo, foi semeado aveia e azevém depois da colheita. Com isso, tivemos pastagem para o gado e a prática previne o crescimento das ervas daninha e mantém o solo com mais umidade. E as possibilidades de lucro estão aparecendo, pois já começou a reduzir a necessidade de agrotóxicos e aí é possível que diminua o custo de produção das lavouras. Durante o curso também aprendi sobre diversificação e fiz um projeto de produção de mel de abelhas sem ferrão, um produto ainda pouco conhecido que pretendemos implantar na nossa propriedade, mas deverá ser só para o consumo da família. 

Ser aprendiz do Instituto Crescer Legal, foi um período de novos conhecimentos e de começar a pensar no futuro. Os salários de aprendiz também foram importantes porque, além do dinheiro, ainda tivemos aulas sobre como gastar e fomos incentivados a pensar em guardar uma parte. Foi o que fiz, comprei várias coisas para mim, como roupas, calçados e um celular, e reservei uma parte para a poupança. Agora estou no segundo ano do ensino médio e pretendo fazer um curso de mecânica de motos, pois gosto de motores e imagino que seja a profissão ideal para mim.”

Wanderley de Bastos Júnior, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2019 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Cerro Branco (RS).

Últimas Histórias

08/10/2021
No exemplo das empreendedoras

Em uma das saídas de estudos do curso de empreendedorismo e gestão rural do Instituto Crescer Legal, minha turma foi visitar a agroindústria ‘Sabores de Casa’, onde minha mãe é uma das sócias e conduz o empreendimento junto com sua amiga Loreci da Glória

LEIA MAIS
08/10/2021
Oportunidades aos jovens do campo

Nós, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, vemos com bons olhos todo o trabalho do Instituto Crescer Legal, que já surgiu proporcionando a inserção dos jovens do campo no processo de aprendizagem, o que veio a somar muito porque proporciona que os jovens adolescentes do meio rural tenham os mesmos acessos garantidos que os urbanos

LEIA MAIS
09/09/2021
Incentivar sonhos

Eu sempre fui defensora da educação como transformação de vida. E ser educadora social pelo Instituto Crescer Legal tem sido uma experiência inesquecível na minha vida, todos os dias é uma nova descoberta. É aquele trabalho que me motiva todos os dias, é gratificante e recompensador.

LEIA MAIS