Para prosperar no campo

17/02/2021

“Faço planos de continuar na atividade rural e meus pais ficam felizes com a certeza de eu vir a ser o sucessor dos negócios da família. Em 2020, durante a pandemia, estudei mais sobre a nossa propriedade, pois boa parte dos exercícios remotos do curso de empreendedorismo e gestão rural era voltada justamente à propriedade e eu pude aprender diversas coisas com meu pai. Ele cultiva tabaco para ter renda financeira e tem também criação de animais e pequenas lavouras de milho, aipim, batata-doce e hortaliças para consumo da família. A experiência como jovem aprendiz foi bem importante porque, além de retomar alguns conhecimentos que eu já tinha com a minha família, aprendi muito mais e pude firmar a convicção de seguir no agro. Por exemplo, eu comecei a ter uma melhor visão sobre empreender e gerenciar uma propriedade rural para, no futuro, poder usar as novas informações para a melhoria dos nossos negócios.

Agora, em 2021, quero continuar como aprendiz do Instituto Crescer Legal e fazer o curso complementar de aprendizagem profissional rural. Espero que a pandemia acabe e tudo volte ao normal, que possamos realizar o curso de forma presencial para termos um melhor aprendizado e que seja possível trocar experiências com os colegas, educadores e a comunidade. Acho necessário aprender ainda mais sobre o mundo rural porque, quando eu começar a trabalhar no campo, quero ter conhecimento para procurar as melhores alternativas que me ajudem a desenvolver um bom trabalho.”

Gabriel Felipe Kappaun, 15 anos, jovem aprendiz em 2020 e 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Passo do Sobrado (RS).

Últimas Histórias

17/02/2021
Empreender na educação

Como professora com nove anos de atuação em escola rural, percebo que os jovens do campo precisam se reconhecer como parte no processo de ensino e aprendizagem no meio em que vivem para que possam ser protagonistas das suas próprias histórias.

LEIA MAIS
17/02/2021
Eficiência e diversificação

Vejo boas oportunidades para os jovens prosperarem no campo, pois sempre terá espaço para quem quer trabalhar.

LEIA MAIS
27/01/2021
Educação que transforma

Trabalhando com a juventude rural, percebo que os jovens precisam de oportunidades, pois geralmente possuem muitas capacidades e estão em uma fase da vida na qual necessitam de apoio para construir suas trajetórias e alcançar seus objetivos.

LEIA MAIS