Pelo progresso da juventude rural

12/03/2021

“Dois anos atrás me desafiei a atuar no movimento sindical. Como sempre fui incentivada pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do meu município a participar das atividades, dentro de alguns meses aprendi muito sobre o meio onde vivo, seus desafios e suas conquistas. Esforcei-me para entender tudo sobre o sindicalismo e as lutas pelos agricultores familiares, participando fortemente de ações que a comissão de jovens do sindicato proporcionou. Foram várias formações, até chegar ao ponto de me encantar pelo lugar onde moro e por tudo que posso fazer aqui. Isso foi o início da mudança de rumo em minha vida!

Além disso, no ano de 2020 tive a oportunidade de participar do curso do Crescer Legal e abrir meus horizontes para um estudo mais profundo ainda: agora já sei como empreender em uma propriedade, fazer uma boa gestão, preparar, plantar e progredir. Hoje sou outra jovem, tenho meus sonhos voltados para o lugarzinho de ouro onde moro.

Com a troca de aprendizado que tenho junto ao curso e ao sindicalismo, posso encaminhar meus sonhos e projetos, assim como lutar todos os dias pela agricultura e para que todos nós do campo possamos ter uma vida digna. Futuramente, quero vir a contribuir com demandas dos agricultores, pois acho super importante seguirmos o caminho do conhecimento e repassar para quem já produz. Sonho em ver meu município e nós jovens progredindo fortemente na agricultura, diversificando as propriedades, produzindo alimentos, fazendo sucessão rural e tendo eficiência e sucesso em nossas produções.”

Milena Taís Scherer, 17 anos, jovem aprendiz em 2020 e 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Herveiras (RS).

Últimas Histórias

03/05/2021
Mais diálogo

Ter responsabilidade, fazer gestão financeira e saber dialogar e falar em público são habilidades importantes para todos nós, principalmente para o futuro pessoal e no trabalho.

LEIA MAIS
03/05/2021
Integrando escola e aprendizes

Sempre achei interessantes as propostas do curso de Aprendizagem Profissional Rural porque vinham ao encontro dos interesses da comunidade.

LEIA MAIS
03/05/2021
Educar no campo

Ser professora é uma profissão admirável, que educa crianças e forma outras profissões.

LEIA MAIS