Projeto: orgânicos

31/03/2021

“Quero aprender a lidar com a terra sem agredir o meio ambiente e a produzir alimentos sem agrotóxicos para, assim, ter produtos frescos e saudáveis. Como minha intenção é continuar vivendo na propriedade rural dos meus pais, estou estudando para ter mais conhecimentos a respeito da atividade rural e sobre técnicas novas de cultivo. Atualmente estudo na Escola Família Agrícola e estou aprendendo sobre conceitos de alimentação orgânica. Também iniciaremos, eu e meus pais, a nossa horta orgânica, projeto que comecei a elaborar quando era aprendiz do curso de gestão rural do Instituto Crescer Legal. Será uma plantação só para a família, baseada em adubos orgânicos e com quebra-ventos.

Quero continuar vivendo no interior porque acho que existem oportunidades para o jovem no campo, apesar de haver dificuldades para implantar novas atividades. Por exemplo, o cultivo de orgânicos exige investimentos e, no geral, demora para dar lucro porque não há tanta facilidade em vender já que o alimento orgânico ainda custa mais para o consumidor do que os produtos convencionais com defensivos.

Comecei a pensar mais seriamente em assumir a vida rural durante o curso como aprendiz do Crescer Legal, que foi uma oportunidade muito boa em minha vida, tanto pelos aprendizados quanto na questão financeira. Tive a oportunidade de conhecer muitas coisas novas sobre o meio onde vivo e sobre minha família. Como a propriedade é grande, comporta atividades diversificadas. E meus pais ficam felizes com a minha decisão de ficar na zona rural e me integrar à produção da família. Já participo um pouco das conversas sobre os negócios e minha opinião é ouvida. Atualmente, meus pais cultivam tabaco como fonte de renda, além de milho, feijão, batata, batatinha, aipim e alimentos da horta para consumo próprio.”

Andréia Luciana Sausen, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2020 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Santa Cruz do Sul (RS).

Últimas Histórias

03/05/2021
Mais diálogo

Ter responsabilidade, fazer gestão financeira e saber dialogar e falar em público são habilidades importantes para todos nós, principalmente para o futuro pessoal e no trabalho.

LEIA MAIS
03/05/2021
Integrando escola e aprendizes

Sempre achei interessantes as propostas do curso de Aprendizagem Profissional Rural porque vinham ao encontro dos interesses da comunidade.

LEIA MAIS
03/05/2021
Educar no campo

Ser professora é uma profissão admirável, que educa crianças e forma outras profissões.

LEIA MAIS