Quando o papo é de ‘responsa’

10/12/2019

“Certa feita li que, numa avaliação pessoal, somos a média das cinco pessoas com as quais mais convivemos. Nesse raciocínio, introduzir os jovens num ambiente que oportuniza aprendizado sobre empreendedorismo e momentos de interação social eleva, e muito, a nota média pessoal de cada um. O Programa Papo de Responsa, da Polícia Civil do Estado Rio Grande do Sul, tem contribuído com o Instituto Crescer Legal em ações de prevenção e integração com a sociedade, o que também faz parte das atribuições da Polícia Civil. O trabalho realizado tem base em diretrizes direcionadas à prevenção e diminuição de índices de criminalidade; à necessidade de promover o diálogo com crianças e adolescentes acerca de temas como violência, violência de gênero, drogas, bullying, cyberbullying, preconceitos e discriminação de forma geral; e também introduz uma metodologia de prevenção e proteção de bens jurídicos penalmente protegidos como a honra, dignidade sexual, vida e integridade física e psíquica.
Na atuação junto com o Crescer Legal, percebi que a ação desenvolvida é ímpar e ainda há a oportunidade de os jovens tornarem-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos perante a comunidade onde moram. Sabemos que conhecimento é poder, mas conhecimento sem ação não é nada. Acredito que todo conhecimento adquirido, principalmente pelos jovens, deve ser colocado em prática. E prego que devemos partir para a ação e que motivação e inspiração surgem depois de dado o primeiro passo.”

José Antônio de Oliveira Chaves, Comissário de Polícia, assessor especial da 16ª Delegacia de Polícia Regional de Santa Cruz do Sul e coordenador regional do Programa Papo de Responsa.

Últimas Histórias

28/05/2020
Preservar para viver melhor

Para nós, do meio rural, cuidar do meio ambiente é muito importante porque, se não cuidarmos agora, teremos consequências futuras.

LEIA MAIS
28/05/2020
Pecuária para empreender e diversificar

Há cerca de dois meses, eu e meu pai implantamos uma nova atividade: criação de bovinos para abate.

LEIA MAIS
28/05/2020
Preparo para a carreira militar

Hoje, a maior parte das coisas que faço e estudo tem foco no meu objetivo de entrar para o Exército Brasileiro.

LEIA MAIS