Reflexões da pandemia

27/01/2021

“A pandemia e as limitações que o distanciamento social impôs proporcionaram que eu conhecesse melhor o campo, me voltasse às minhas raízes e conhecesse melhor o lugar onde eu moro. Isso porque as atividades do curso de gestão rural e empreendedorismo realizadas em casa me proporcionaram essa nova visão. Embora tenha sido um ano atípico, a equipe do Instituto Crescer Legal conseguiu passar muitas coisas que contribuíram para nosso aprendizado. Apesar de não poder estar com os colegas e fazer as atividades com eles e com a educadora, foram meses em que pude conhecer melhor a minha família e a nossa propriedade e, por mais que não estávamos em sala de aula, tive todo o apoio da educadora e sempre mantive contato com os colegas.
No geral, em 2020 adquiri conhecimentos que me levaram à percepção de que eu ainda tenho muita coisa para viver, aprendi que estou no caminho certo e que não posso desistir dos meus sonhos e do que eu acredito. Além disso, recebi meus primeiros salários com carteira assinada e consegui comprar alguns móveis para meu quarto e, ainda, troquei o telefone celular.
No início do ano, as duas semanas de encontros presenciais foram dias de vivências interessantes e de conhecer os colegas. Foi uma experiência muito boa e diferente, que espero poder retomar em 2021 com o curso complementar. Tenho expectativa de que possamos estar todos juntos, que tenhamos muito mais aprendizados e que seja um ótimo ano para todos nós.”

Camily Vitoria Ferreira, 15 anos, jovem aprendiz em 2020 e 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Santa Cruz do Sul (RS).

Últimas Histórias

17/02/2021
Empreender na educação

Como professora com nove anos de atuação em escola rural, percebo que os jovens do campo precisam se reconhecer como parte no processo de ensino e aprendizagem no meio em que vivem para que possam ser protagonistas das suas próprias histórias.

LEIA MAIS
17/02/2021
Eficiência e diversificação

Vejo boas oportunidades para os jovens prosperarem no campo, pois sempre terá espaço para quem quer trabalhar.

LEIA MAIS
17/02/2021
Para prosperar no campo

Faço planos de continuar na atividade rural e meus pais ficam felizes com a certeza de eu vir a ser o sucessor dos negócios da família.

LEIA MAIS