Voltar

Instituto Crescer Legal é case de seminário sobre futuro do agronegócio familiar

27.09.2019

Setembro 2019 – O Seminário Desafios, Oportunidades e a Transformação no Agronegócio Familiar, promovido pela Souza Cruz, reuniu lideranças do agronegócio do Sul do País, na terça-feira, 24 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Durante todo o dia, presidentes e representantes de federações, sindicatos, associações, universidade e entidades do setor, debateram a inserção da tecnologia no agronegócio familiar, a permanência das novas gerações no campo e a atratividade da cultura do tabaco em um contexto de transformação digital.

Gelson Pereira

O Instituto Crescer Legal foi apontado como case de sucesso. Seus objetivos e ações foram apresentados nas explanações do diretor presidente do Instituto, Iro Schünke. A gerente, Nádia Fengler Solf, também participou, destacando as oportunidades de desenvolvimento oferecidas aos jovens rurais por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.

Gelson Pereira

A Transformação Digital na Pequena Propriedade Rural foi o tema da palestra do gerente de Sustentabilidade da Souza Cruz, Paulo Fávero. Já o secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Fernando Henrique Schwanke, falou sobre o cenário macro do agronegócio nacional e as oportunidades para o setor. Ao final do encontro, todos os participantes foram convidados a refletir como podem contribuir para o futuro do agronegócio familiar e a permanência da nova geração de produtores. O material coletado servirá como base para futuras ações compartilhadas.

SOBRE O INSTITUTO – Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem. Diferente do que acontece na cidade, ao invés de trabalharem na empresa contratante, se reúnem diariamente no contraturno escolar para falar sobre e vivenciar práticas de gestão rural e empreendedorismo. Sete novas turmas estão previstas para 2020 na região de Santa Cruz do Sul e no Sul do RS. Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br

Contato com a imprensa:

Loader