Voltar

Instituto Crescer Legal, prefeitura e Comdica revitalizam laboratório de informática em Candelária

22.11.2018

Novembro 2018 – A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Jaime Porto, de Candelária (RS), inaugurou nesta quinta-feira, 22 de novembro, equipamentos e materiais que revitalizaram seu laboratório de informática e uma sala de aula. Foram adquiridos 13 novos computadores com suprimentos de rede e baterias e instalados aparelho de ar condicionado e armário, totalizando um investimento de R$ 40.662,00. As aquisições foram viabilizadas com recursos obtidos junto ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, oriundos de doações de empresas associadas ao Instituto Crescer Legal, e ficarão como legado para o educandário.

A escola fica em Linha Picada Escura e sedia, em 2018, uma turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. O projeto para captação dos recursos, que teve a chancela e o acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), contemplaram também outros itens, como os gêneros alimentícios para almoço dos aprendizes, uniformes, material didático e recursos audiovisuais, viagens e visitas técnicas e a remuneração do educador de referência da turma. A revitalização do laboratório de informática contou com a parceria da prefeitura de Candelária, que providenciou a instalação dos equipamentos e as melhorias de acesso à internet.

O ato de inauguração, realizado na escola, que atende 182 alunos, contou com a presença do vice-prefeito Nestor Ellwanger, e do presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, da representante do Comdica, Graziela Mahl, secretários municipais, vereadores, professores, estudantes, aprendizes e representantes da comunidade escolar. Na ocasião, Iro Schünke lembrou que o caminho para o futuro passa pela educação e que, 20 anos atrás, antes da existência do Instituto Crescer Legal, o setor do tabaco criou o programa O Futuro é Agora, cujo lema já era Lugar de criança é na escola. “Felizmente hoje, nos três estados do Sul do Brasil e com 150 mil produtores, todas as crianças e adolescentes em idade escolar estão na escola”, salientou.

O vice-prefeito falou que a parceria entre o poder público municipal e o Instituto Crescer Legal é muito salutar. “Parcerias como essa trazem o engrandecimento das comunidades do interior”, disse. A diretora da escola, Elisangela Nicareta, acrescentou que a parceria está proporcionando frutos para toda a comunidade escolar. E a representante do Comdica, Graziela Mahl, disse que o Programa de Aprendizagem permite aos jovens se aprimorarem para permanecer na zona rural, além de ser uma ação pela proteção da criança e do adolescente. A importância da parceria foi lembrada também pela secretária Municipal de Educação, Esther Gelsdorf Spengler. “O Crescer Legal veio a somar muito porque é através dele que os jovens têm oportunidade de permanecer e se fortalecer no meio rural”, disse.

SEMINÁRIO – Nesta quinta também foi realizado mais um Seminário da turma de aprendizes do Instituto Crescer Legal em Candelária. Houve Mostra de Trabalhos na quadra da escola, com exposição de trabalhos dos eixos de conteúdo que contemplam ações com a comunidade e os projetos de gestão dos aprendizes na reta final do curso de aprendizagem.

SAIBA MAIS – O Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015 e em 2016, implementou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, oferecendo a jovens rurais o curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural. Na primeira edição do programa, 84 jovens aprendizes de cinco municípios gaúchos receberam seus certificados. Atualmente, 121 jovens de sete municípios estão participando do curso. Pioneiro, o programa segue os preceitos da Lei da Aprendizagem, oferecendo aos jovens salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Os jovens são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na escola parceira, em suas comunidades e em saídas de estudo.

Fotos:

https://lion.box.com/s/34rp8b3a5guikxi4ere8xx06cn5d2t7v

Contato com a imprensa:

Loader