Voltar

Instituto Crescer Legal recebe veículo adquirido por captação através do Comdica

27.02.2019

Fevereiro 2019 – Para facilitar os deslocamentos às localidades onde há projetos implementados pelo Instituto Crescer Legal e para as visitas domiciliares às famílias dos jovens aprendizes, a equipe do Instituto Crescer Legal conta com mais um veículo, moderno e com itens de segurança apropriados às estradas rurais. Trata-se de um Jeep Renegade, adquirido com recursos captados do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Sul, oriundos de doações de empresas associadas contribuintes do Instituto e de edital do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Os recursos captados foram R$ 16.000,00, destinados por meio de edital de chamamento Nº 001/Comdica/2018, e R$ 82.948,13, oriundos de doações de empresas associadas predestinadas a projetos do Instituto, cuja disponibilidade foi aprovada pelo Comdica de acordo com o projeto técnico e o plano de trabalho apresentados pelo Instituto em julho de 2018. A liberação dos recursos foi viabilizada pelo Termo de Colaboração nº 81/2018, firmado entre a prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Associação Instituto Crescer Legal.

A entrega oficial do automóvel ocorreu nesta quarta-feira, dia 27, em ato que teve a presença do diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke; do presidente do Comdica, Flávio Ramon; e da secretária municipal de Políticas Públicas de Santa Cruz do Sul, Aretusa Molina Scheibler. Também estiveram presentes o diretor administrativo e a coordenadora do Instituto, Sérgio Rauber e Nádia Fengler Solf, e a assessora da secretaria de Políticas Públicas, Cristiane Wächter Gassen.

Segundo Iro Schünke, o automóvel será muito útil e traz mais segurança para os deslocamentos às localidades onde são oferecidos cursos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, pois, na maioria, são em regiões de difícil acesso e sem estradas pavimentadas. O executivo lembrou que a parceria com o Comdica é importante por possibilitar a aplicação de recursos em ações que qualificam o atendimento dos adolescentes. Por sua vez, Flávio Ramón, disse estar satisfeito em perceber que os esforços do Comdica resultam em atividades que chegam até os beneficiados. E Aretusa Molina acrescentou que a iniciativa do Instituto é importante por oferecer oportunidades aos jovens que vivem nas zonas rurais.

ATENDIMENTO – Conforme Nádia Fengler Solf, o uso do veículo para visitas domiciliares às famílias dos adolescentes beneficiados pelo Programa de Aprendizagem Profissional Rural permite fortalecer os vínculos e melhorar a qualidade no atendimento. “Queremos aprimorar o processo de interação com os aprendizes e egressos e com suas famílias, para que possam, afastados do trabalho infantil, identificar caminhos e adquirir condições de empoderamento ao fazer suas escolhas quanto aos projetos de vida que desejem seguir”, explica. O veículo será usado para incrementar os números de visitas domiciliares e, também, aumentar a frequência das visitas de supervisão às atividades do Programa nos municípios onde são oferecidos cursos. “Além disso, auxiliará nas ações voltadas a egressos, como seminários, encontros de aprendizes, projetos em parcerias com outras instituições e representação e participação em eventos”, acrescenta. Além do veículo, também foram adquiridos uma impressora multifuncional, sete notebooks e outros materiais de consumo para projetos do Instituto.

PROJETO DESTINAR O Instituto Crescer Legal está engajado deste 2017 no Projeto Destinar, liderado pela delegacia da Receita Federal em Santa Cruz do Sul e Comdica para sensibilizar os contribuintes e informá-los que é possível doar até 3% do Imposto de Renda das pessoas físicas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Assim, permite que o imposto devido permaneça no nosso município, beneficiando projetos sociais cadastrados no Comdica.

FOTOS: https://lion.box.com/s/gt4x2ndrdxhsvg1dmy7gwcwnoj698hj1

 

Contato com a imprensa:

Loader