Programa Nós por Elas

Programa Nós por Elas

Olhar para um mundo com mais respeito à diversidade de gênero é um dos objetivos do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. O projeto busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido para outros jovens do meio rural e para a comunidade.

2020

Seis egressas do Instituto Crescer Legal, com idades entre 18 a 21 anos, aceitaram o desafio de participar, de forma voluntária, da edição especial do Nós por Elas – A voz feminina do campo. Realizado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o programa aborda temas relacionados à sororidade, autocuidado feminino e aprendizado com a pandemia.

Programas produzidos

Aprendizados na pandemia Download

Aprendizados na pandemia [versão reduzida] Download

Autoestima feminina Download

Autoestima feminina [versão reduzida] Download

Sororidade Download

Sororidade [versão reduzida] Download

 

2019

A terceira turma do Programa Nós por Elas foi composta por oito meninas de 16 a 19 anos, egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. As jovens bolsistas, oriundas de Boqueirão do Leão, Vale do Sol, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul, iniciaram as atividades em agosto de 2019 nas instalações do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Foram, ao todo, 256 horas de atividades, que resultaram em boletins de rádio sobre temas como empreendedorismo feminino, autonomia, educação e liderança.

Programas produzidos

Autonomia e documentação 1 Download

Autonomia e documentação 2 Download

Mulheres e a educação Download

Mulheres e a educação 2 Download

Liderança feminina 1 Download

Liderança feminina 2 Download

Empreendedorismo feminino 1 Download

Empreendedorismo feminino 2 Download

 

2018

Na segunda turma do Programa Nós por Elas, cinco meninas de Vale do Sol, Vera Cruz e Venâncio Aires, de 17 a 19 anos, egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, participaram das atividades entre setembro e novembro de 2018. Ocorridas nas instalações do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sob coordenação da equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal, elas pesquisam sobre temas referentes à condição feminina e à juventude rural e, com apoio dos professores e funcionários da universidade, produziram e gravaram boletins de rádio, que são veiculados em mídias sociais e em programas de entidades parceiras do Instituto Crescer Legal.

Programas produzidos

A mulher no mercado de trabalho Download

Gravidez na adolescência Download

Trabalho infantil Download

Violência contra a mulher Download

 

2017

Entre setembro e novembro de 2017, a primeira turma do projeto teve a participação de 13 jovens bolsistas de Vera Cruz (RS) e Candelária (RS), egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com idade entre 16 e 19 anos, e contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz (RS) e dos cursos de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Foram produzidos seis roteiros para programas de rádio, cada um em versões de 3 e 10 minutos. Os programas, que tiveram como tema o papel da mulher na sociedade, a violência contra a mulher e o trabalho infantil, foram inseridos em rádios da região, com apoio de parceiros do projeto, na Internet e também via agência de notícias de rádio.

Programas produzidos

Papel da mulher na sociedade 1 Download

Papel da mulher na sociedade 2 Download

Trabalho infantil 1 Download

Trabalho infantil 2 Download

Violência contra Mulher 1 Download

Violência contra Mulher 2 Download

Loader