Voltar

Jovens aprendizes se reúnem para compartilhar projetos de vida

03.10.2019

Outubro 2019 – Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, foi sede do 3º Encontro Regional de Aprendizes Rurais, promovido pelo Instituto Crescer Legal. O evento reuniu cerca de 250 pessoas nesta terça-feira, 02 de outubro. Jovens aprendizes das sete turmas em andamento puderam compartilhar experiências com egressos das primeiras turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Educadores, equipe pedagógica, parceiros e associados do Instituto também acompanharam o evento realizado na Associação Atlética Souza Cruz durante todo o dia.

O diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, falou aos jovens durante a abertura. Segundo ele, os resultados têm sido motivo de grande alegria.  “Criamos o Instituto com o objetivo de ofertar soluções para os jovens do meio rural e entendemos que temos cumprido o papel de desenvolver melhor os jovens para alcançarem seus objetivos. Acompanhamos muitas histórias de superação e de conquistas e somos gratos às nossas associadas, aos parceiros e também aos jovens e seus familiares, por acreditarem nessa nova proposta de aprendizagem e qualificação no meio rural”, avalia Schünke.

A programação seguiu com o um bate-papo sobre responsabilidades e propósitos com a participação da Dale Carnegie e de egressas do Instituto que participaram do Projeto Geração do Amanhã. Na parte da tarde, trabalhos de destaque foram apresentados pelas turmas de 2019 e os projetos de vida, realizações desde a formação profissional e o Programa Nós Por Elas foram temas de troca entre os jovens egressos e atuais aprendizes.

Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem. Diferente do que acontece na cidade, ao invés de trabalharem na empresa contratante, se reúnem diariamente no contraturno escolar para falar sobre e vivenciar práticas que estimulam o desenvolvimento pessoal e expandem as opções para seus projetos de vida.

Viagens pedagógicas e visitas técnicas fazem parte do programa das atividades que prevê ainda o estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os adolescentes também desenvolvem trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade e estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos de gestão no meio rural. Os encontros iniciaram em março e seguem até o final do ano em Boqueirão do Leão, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz. A formatura conjunta está marcada para o dia 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul (RS).

SAIBA MAIS – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo.

Locais confirmados para sediar as turmas em 2020
MUNICÍPIO LOCAL LOCALIDADE
Boqueirão do Leão EMEF Marino da Silva Gravina Alto Boqueirão
Canguçu EMEF Carlos Soares da Silveira Nova Gonçalves (2° Distrito)
Cerro Branco EMEF Augusto Schultz Arroio Bonito
Herveiras EMEF General Osório Herval São João
Passo do Sobrado Secretaria Municipal de Educação Sede
Santa Cruz do Sul EMEF Felipe Becker Alto Paredão
Sinimbu EMEF Nossa Senhora da Glória Sede

Saiba mais: www.crescerlegal.com.br

Leia depoimentos dos jovens e educadores

Curta a fanpage do Instituto

Programa de Aprendizagem Profissional Rural

Nós por Elas – A voz feminina do campo

 

Outras fotos para download: https://lion.box.com/s/ep1ro0irpptx2pclx9j26ebdg1ihwmbv
Crédito: Junio Nunes

Contato com a imprensa:

Loader