Voltar

Pandemia, autocuidado e sororidade são temas de edição especial do Nós Por Elas

07.12.2020

Dezembro 2020 – A pandemia deu novas formas a muitas relações, pessoais e profissionais. No Instituto Crescer Legal, não foi diferente. Em 2020, o programa Nós Por Elas – A Voz Feminina do Campo, precisou ser adaptado para uma versão virtual. E seis egressas do Instituto, com idades entre 18 a 21 anos, toparam o desafio de participar e produziram conteúdos voltados ao autocuidado feminino, ao aprendizado com a pandemia e ao respeito mútuo, também conhecido por sororidade.

As abordagens foram sugeridas pelas participantes Aline Schroeder, de Candelária; Maira Carolina Petry e Franciele Melyza Tornquist, de Vera Cruz; Jéssica Voeltz e Camila dos Santos, de Vale do Sol; e Isabela Beatriz Müller Schwengber, de Santa Cruz do Sul. As seis egressas já tinham participado de edições presenciais em outros anos e se voluntariaram a compor a edição especial, realizada totalmente de forma virtual por conta da pandemia. Assim como em outras edições, o material produzido está sendo veiculado em programações de rádio de entidades parceiras do Instituto.

“Participar novamente foi muito legal. Na primeira edição que participei, em 2019, evolui muito a comunicação e passei a pensar mais sobre as mulheres do campo. Em 2020 tivemos muitos desafios relacionados à pandemia, foi preciso adaptação às novas ferramentas e formas de comunicação, mas acredito que tivemos êxito e que os boletins vão agregar muito para os nossos ouvintes, especialmente das comunidades rurais”, avalia a jovem Camila dos Santos, de Vale do Sol.

A educadora social, Maria da Graça Vieira, destaca a importância do programa Nós por Elas na difusão das vozes femininas. “É preciso dar voz às mulheres, todas as mulheres, as do campo também”, ressalta. Ela lembra ainda que a parceria com a UNISC foi fundamental, pois os professores dos cursos de Comunicação ofereceram o suporte necessário para que as garotas pudessem elaborar os roteiros e gravá-los, mesmo com atendimento apenas online e sem nenhuma atividade presencial.

SOBRE O NÓS POR ELAS – Olhar para um mundo com mais respeito à diversidade de gênero é um dos objetivos do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. O projeto busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido para outros jovens do meio rural e para a comunidade. Em três edições presenciais, 26 jovens se desenvolveram para serem multiplicadoras de temas sensíveis à realidade feminina no campo. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br

Materiais disponíveis para download:

Boletins produzidos nas últimas edições 

Áudios – Depoimentos das jovens participantes 

Contato com a imprensa:

Loader