Voltar

Relatório demonstra como o Instituto Crescer Legal se adaptou à pandemia

14.05.2021

Maio 2021 – Elaborado anualmente desde a fundação do Instituto Crescer Legal, a edição 2020 do Relatório Institucional delineou a adaptação necessária devido à pandemia. Mesmo diante de diversos desafios, as iniciativas visando a modificação de questões culturais sobre o trabalho infantil continuaram acontecendo e cumprindo o seu papel na busca de um futuro melhor para as crianças e os adolescentes do campo.  

São 40 páginas com depoimentos de aprendizes e parceiros, relatos e informações sobre as atividades realizadas no ano e também dados sobre a trajetória do Instituto que atua desde 2015. Ao abrir a publicação, o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, lembra que, apesar do distanciamento exigido pelo momento, a união e o propósito seguiram firmes. “Para vencer os desafios impostos pela pandemia, tivemos que desbravar novos caminhos, encontrar rotas alternativas”, diz. “Para 2021, vamos manter nossa caminhada no ritmo da perseverança, com passos firmes em nosso propósito de levar educação e perspectiva de um amanhã mais promissor aos jovens do campo”, assegura Schünke. 

O Relatório Institucional mostra que o Instituto colocou em prática a criatividade para abrir novos caminhos que continuassem levando educação profissional e desenvolvimento pessoal ao jovem do campo. Para tanto, a equipe pedagógica inovou, criando recursos para disponibilizar o conhecimento a todos os adolescentes aprendizes. Por causa da limitação no acesso à internet em algumas localidades onde o curso foi desenvolvido, as atividades foram adaptadas para o formato remoto, para que os aprendizes pudessem realizar suas atividades de casa. A entrega dos materiais aconteceu dentro de uma logística organizada com os parceiros locais, respeitando normas de distanciamento social. E o apoio das empresas parceiras garantiu a manutenção dos contratos e remuneração dos aprendizes. 

Durante o ano de 2020, a relação de confiança entre o Instituto, adolescentes, famílias, empresas e parceiros se mostrou fundamental para a certificação de 141 jovens no curso de gestão rural e empreendedorismo do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Entre as atividades do ano, o Seminário de Vivências e o 4º Encontro Regional de Aprendizes Rurais do Instituto Crescer Legal foram destaques pelo grande compartilhamento de experiências, mesmo de forma remota.  

Outras atividades lembradas no Relatório são a 5ª edição do Prêmio Jovem Empreendedor Rural – que premiou três egressos do Programa de Aprendizagem com projetos alinhados a atividades agrícolas empreendedoras -, a distinção do Instituto na 17ª edição do Prêmio Innovare e a participação on-line na 2ª edição do YAMI (Youth Agribusiness Movement International). Também constam informações sobre a edição especial do Programa “Nós por Elas – A voz feminina do campo” e o sucesso do piloto do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. 

Leia o relatório na íntegra

Contato com a imprensa:

Loader