Voltar

Aprendizes do Instituto Crescer Legal têm trabalhos publicados em livro

19.01.2024

Janeiro de 2024 – Nove participantes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal de 2023 tiveram seus trabalhos publicados no livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em prosa, verso e imagem, iniciativa do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador do RS (FEPETI/RS). 

Em sua quinta edição, o livro traz 112 trabalhos selecionados no Concurso de Prosa, Verso e Imagem, realizado anualmente pelo FOGAP, dos quais 30 prosas, 40 versos e 42 imagens de aprendizes de diferentes instituições do Rio Grande do Sul. No Instituto Crescer Legal, os jovens que tiveram seus trabalhos publicados na obra literária foram:  

Janaina Berwaldt, aprendiz de São Lourenço do Sul (RS), teve seu desenho premiado com o terceiro lugar na categoria Imagem. O trabalho intitulado “Liberdade” demonstra a sensibilidade da agora egressa em expressar com traços um problema que ainda atinge crianças e adolescentes em todo o País. “Eu gosto de desenhar desde criança e fazer parte desse concurso foi muito importante e legal para mim. Fiquei contente, pois tinha a categoria desenho e eu consegui mostrar algo que realmente sei fazer e gosto muito, eu só não esperava que iria me destacar e ficar em terceiro lugar”, disse Janaina Berwaldt. 

Para a mãe Regiane, a conquista foi motivo para orgulho. “A Janaina é uma jovem muito especial, sempre enfrentou desafios com muita garra e determinação. Com o Instituto Crescer Legal não foi diferente. Aprendemos muito ao lado dela e com as atividades propostas pelo Programa de Aprendizagem nos sentimos muito valorizados. Ela adora desenhar e sempre compramos os materiais que ela precisa, pois sabemos que faz bem para a minha filha, é uma espécie de terapia”, conta a mãe. 

SAIBA MAIS – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015 com o objetivo de levar oportunidades de qualificação aos adolescentes do meio rural, sendo mais um instrumento do setor do tabaco no combate ao trabalho infantil. Desde que começou a ser implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou quase 900 adolescentes de regiões produtoras de tabaco, de 18 municípios gaúchos e um em Santa Catarina. Em 2024, amplia sua abrangência também para o Paraná. Para tanto, possui registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município e a validação do Ministério do Trabalho como entidade qualificadora de aprendizagem, construída por meio do engajamento junto ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e à coordenação de aprendizagem em cada estado. 

Fotos: Divulgação 

Contato com a imprensa:

Loader