Voltar

Como o Instituto Crescer Legal investe no futuro do campo

13.07.2023

Julho 2023 – O Dia da Juventude Rural, celebrado em 15 de julho, levanta questionamentos como “qual será o futuro do agro?”. O futuro pode ser incerto, mas o Instituto Crescer Legal faz a sua parte no presente ao implementar, desde 2015, uma série de iniciativas inovadoras que visam gerar novas oportunidades aos adolescentes do meio rural e combater o trabalho infantil. Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal já é reconhecido nacional e internacionalmente pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais.  

SOBRE AS INICIATIVAS 

— O Programa de Aprendizagem Profissional Rural é considerado pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo. Com a validação do Ministério do Trabalho, já beneficiou 741 jovens rurais do Rio Grande do Sul desde 2016. Atualmente envolve 160 adolescentes gaúchos e catarinenses que são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal. Eles recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão rural e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto Crescer Legal em suas comunidades – normalmente nas escolas em que estudam ou em sedes cedidas pelas prefeituras parceiras que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes.  

— O Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação foi implementado em 2020 e já está em sua quarta edição. Realizado atualmente nos municípios gaúchos de Rio Pardo e São Lourenço do Sul, a iniciativa consiste em compartilhar ferramentas metodológicas testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Programa de Aprendizagem Profissional Rural com o objetivo de oportunizar aos participantes, profissionais da área da educação, a ampliação dos conhecimentos para atuação empreendedora na educação.   

— Valorizar o protagonismo da mulher, desenvolver e capacitar jovens egressas do Programa de Aprendizagem do Instituto Crescer Legal para multiplicarem a reflexão sobre a questão de gênero em suas comunidades. É com esse objetivo que, desde 2017, o Instituto promove o Programa Nós Por Elas – A voz feminina do campo. De lá para cá, seis edições foram realizadas com a formação de 43 jovens, todas preparadas para serem multiplicadoras de temas sensíveis à realidade feminina no campo. O programa conta com a parceria do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e uma nova turma deve iniciar em agosto. 

— Uma vez jovem aprendiz, para sempre egresso. É assim que o Instituto Crescer Legal encara o relacionamento com os jovens aprendizes que finalizam o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Por meio de parcerias com o SindiTabaco, com empresas do setor do tabaco e com outras instituições, os egressos têm a oportunidade de dar continuidade à qualificação profissional, à implementação de projetos de vida ou ao desenvolvimento pessoal. 

RECONHECIMENTOS 

Em dezembro de 2020, o Instituto Crescer Legal foi homenageado na 17ª edição do Prêmio Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania, pelo método inovador da aprendizagem profissional rural como alternativa no combate ao trabalho infantil. Já em novembro de 2021, o Instituto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Brasil Amigo da Criança, na categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em reconhecimento às melhores práticas na promoção e fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes. No âmbito internacional, as ações do Instituto têm servido de inspiração para outros países produtores de tabaco, conforme comenta a executiva da ITGA, Mercedes Vasquez. “A ITGA considera o Instituto Crescer Legal um parceiro fundamental na hora de desenvolver iniciativas que visam proteger as crianças e os jovens, oferecer oportunidades por meio da educação e ativar o estímulo pelo meio rural. Eu pessoalmente tenho contado com a ajuda e a experiência do Instituto na hora de desenvolver outras iniciativas similares em diversas regiões do mundo. Para mim, é o exemplo e a referência a seguir”, afirma.  

Conheça as Histórias que semeamos até aqui. 

Fotos: Banco de Imagens 

Contato com a imprensa:

AND,ALL

Loader