Voltar

Degraus para a convergência

02.05.2022

Não há dúvidas que vivemos uma sociedade polarizada, em que algumas divergências parecem insuperáveis. Mas um tema parece ser consenso, independente do espectro político ou partidário: a urgência de impulsionarmos a educação desde a mais tenra infância e de ofertar oportunidades de qualificação para aqueles que já passaram pela educação fundamental.

Em uma conversa recente, falando exatamente sobre este tema, fui relembrado sobre a escala Maslow, conhecida também como “a teoria da motivação humana”. Proposta em 1943, por Abraham Maslow, trata-se de uma espécie de hierarquia para as necessidades humanas, classificando-as em cinco categorias: fisiológica, segurança, afeto, estima e realização pessoal.

Para chegar ao topo da pirâmide de Maslow, no degrau da realização pessoal, o sujeito precisaria necessariamente sanar os degraus anteriores, o que aconteceria, segundo ele, somente com a maturidade e a experiência. Lá estão as necessidades de crescimento, onde o potencial individual se une à autonomia, à independência e ao autocontrole. Lá também encontramos a capacidade para solucionar problemas. E aqui endereço meu propósito.

Vi nesta pirâmide muito da atuação do setor do tabaco no combate ao trabalho infantil e da minha própria atuação nesta caminhada. No enfrentamento do problema que atinge toda a sociedade e setores produtivos, atendemos as necessidades mais urgentes, como abrir estradas, disponibilizar transporte e conscientizar produtores. Mais recentemente, depois de quase três décadas de atuação, fundamos o Instituto Crescer Legal, resultado direto de um esforço conjunto para resolver um problema comum: a ausência de oportunidades para os adolescentes rurais.

O Instituto completou 7 anos no dia 23 de abril e já temos a sensação de dever cumprido, com quase 600 jovens formados em nosso curso de gestão e empreendedorismo. Mas vemos muito mais a ser feito, muitas oportunidades e vidas a serem tocadas pela proposta inovadora e já nacionalmente reconhecida do nosso Programa de Aprendizagem Profissional Rural.

Neste 28 de abril dia da educação, lembremos de tudo o que é convergente e dessa futura geração que muitas vezes só precisa de uma oportunidade para mostrar o seu valor. E que consigamos todos chegar ao topo: porque quem realiza para o outro, realiza a si mesmo.

Contato com a imprensa:

Loader