“Como jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal aprendi muitas coisas interessantes, principalmente a pensar em soluções e planejar alternativas. No projeto final do curso de empreendedorismo e gestão rural, estudei sobre a produção de girassóis, que é uma cultura que não existe na região de Itaiópolis e que, possivelmente teria mercado. Pesquisei sobre preços, mão de obra, produtividade média e orcei o valor da implantação, que seria de aproximadamente R$ 14 mil. Até construí uma maquete do maquinário necessário para a produção, com dois tratores, um chupim e uma colheitadeira.
Acho que o meu projeto tem condições de ser uma atividade de sucesso porque é uma cultura alternativa, que não tem no município e daria para abrir mercado. Essa seria uma opção de trabalho e renda no meio rural, mas tem muitas outras, principalmente para quem já tem o lugar estruturado na propriedade da família. Ainda não sei se colocaremos o projeto dos girassóis em prática, mas, se tudo der certo, acho que é uma possibilidade que daria um ótimo dinheiro e eu gosto dessa área.”
Guilherme Rogalevski, 15 anos, jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Itaiópolis (SC).