“Minha experiência como aprendiz do Instituto Crescer Legal foi bastante positiva porque, além de todo o conhecimento em gestão rural, aprendi muito sobre comunidade, família, empreendedorismo e outras questões ligadas ao desenvolvimento pessoal e profissional. Para mim, os aprendizados mais importantes foram sobre empreendedorismo e como fazer um projeto e, com isso, consegui me sair muito bem no trabalho final, que foi sobre hortaliças, planejamento de diversificação que devo aplicar na propriedade da minha família. Eu tinha vários projetos viáveis que podia ter feito, mas escolhi pesquisar e projetar a produção de hortaliças para venda porque já temos plantação para o consumo e não será difícil aumentar a produção para escala comercial.
A ideia é colocar o projeto em prática assim que eu terminar o curso técnico na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). A decisão de procurar conhecimentos técnicos sobre agricultura ocorreu pela grande influência dos aprendizados que tive sobre gestão e empreendedorismo rural. Então, optei por aprender mais e aperfeiçoar as técnicas voltadas para as atividades do campo, que é o meio onde minha família vive e trabalha. Agora, completando o terceiro ano do Ensino Médio e mais o estágio, eu já sairei formado como técnico agrícola.”
Tales Nascimento dos Santos, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Passo do Sobrado (RS).