“O ano de 2022 foi bem desafiador para mim, pois eu saía de casa ao meio dia para ir para o curso de gestão e empreendedorismo rural e só voltava às 11 da noite, depois das aulas do ensino médio noturno. Porém, foi muito bom pelo fato de ter sido minha primeira experiência com carteira assinada e, além disso, o curso do Instituto Crescer Legal me possibilitou conhecer mais a propriedade e a história dela e a ver novas potencialidades. Passei a olhar a propriedade com outros olhos, com um olhar empreendedor, e a participar mais das decisões junto com a minha família.
E meus pais sempre me apoiaram e me incentivaram, pois sabiam que valia o esforço. Como minha família é aberta às inovações, diversificação e a experimentar novas atividades, recebemos a visita da minha turma do Crescer Legal e foi um momento muito bom porque tivemos a chance de compartilhar nosso conhecimento sobre a produção de morangos. E agora, recentemente, recebemos a visita da turma do Crescer Legal deste ano de São Lourenço do Sul, e novamente foi uma experiência muito boa, pois pudemos conversar e explicar sobre a produção de morangos e sobre a produção de leite, que reiniciamos na propriedade.
Minhas ideias empreendedoras são muito bem-vindas na nossa família e converso muito com meus pais sobre a gestão da propriedade. Atualmente estou participando do Programa Novos Rurais (do Instituto BAT Brasil), e o meu projeto é um compost barn, um espaço para o descanso das vacas, que será construído para qualificar ainda mais a produção leiteira.”
Adriel Rutz Venzke, 18 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em São Lourenço do Sul (RS).