“Fui aprovado para o curso de Comércio Exterior na Universidade Federal de Pelotas e, por isso, possivelmente passarei meu empreendimento iniciado no curso do Instituto Crescer Legal para meus irmãos, pois já estou ensinando a eles sobre a condução de alguns dos negócios da propriedade. Durante o período de aprendizagem, inseri uma fonte de renda extra, que foi a criação de aves e comercialização de ovos caipiras. Com o dinheiro do salário como aprendiz, comprei uma chocadeira e o restante do investimento – como ração, milho, bebedouros e remédios – foi dinheiro da família.
Atualmente ainda estou criando aves para produção e venda de ovos caipiras e já surgiram oportunidades de chocar e vender os pintos logo que saem da chocadeira. Mas, como vou me mudar para a cidade e focar na universidade, a condução do negócio com aves dependerá do que minha família decidir.
A inserção da avicultura para diversificação de renda na propriedade familiar foi uma das contribuições do Instituto Crescer Legal, pois o curso foi de grandes aprendizagens para mim e minha família. Juntos, tivemos novas ideias de empreender, reconhecimento de propriedade e tive ajuda de meus pais para realizar boa parte das atividades propostas. Ter a carteira assinada pela primeira vez também foi incrível por poder administrar o meu próprio salário e conhecer um pouco do mercado de trabalho. Nesta nova fase da minha vida, estou levando os aprendizados do Instituto, principalmente relacionados a trabalho em equipe, cooperação, motivação e à percepção de que há uma grande fonte de produção que é chamada terra.”
Stuart Maske Strelow, 18 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em São Lourenço do Sul (RS).