“Uma das certezas que tenho hoje é a de que, independentemente da situação, sempre temos que seguir em frente e nunca desistir dos nossos sonhos. Muitas vezes, surgem obstáculos, porém isso faz parte da nossa jornada e quem realmente quer, faz e conquista. Esse foi um dos aprendizados que o Instituto Crescer Legal me proporcionou. A começar pelo curso de aprendizagem, que foi extremamente importante e me ajudou com o desenvolvimento na comunicação, pois eu era muito tímida e consegui superar esse problema. Outra coisa positiva foi a percepção de que, apesar dos problemas enfrentados no meio rural, existem sim diversos meios para planejar e começar um empreendimento que depois poderá virar a se tornar um grande negócio.
Além disso, como egressa, participei do Programa Nós por elas – A voz feminina do campo, que foi uma experiência incrível por eu poder defender a voz da mulher e obter conhecimentos sobre leis e direitos. Ao produzir programas de rádio, pude desenvolver ainda mais a habilidade na comunicação, inclusive fala e dicção. O programa trouxe outras oportunidades, como a de poder conhecer a Unisc e o estúdio de rádio onde gravamos. Foi uma experiência encantadora e que contribui muito com os aprendizados da escola e no planejamento de, futuramente, colocar em prática meu projeto de investir em produção leiteira.”
Camila Schellin Goldbeck, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Canguçu (RS) e em 2022 participou do Programa Nós por elas – A voz feminina do campo.