Voltar

Equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal participa da segunda formação deste ano

28.06.2024

Junho 2024 – Nos dias 25 e 26 de junho, a equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal realizou a segunda etapa de formação de 2024, em Santa Cruz do Sul (RS). O evento contou com a participação de educadores sociais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e incluiu vivências pedagógicas, visitas, apresentação dos perfis das turmas e discussões sobre novas metodologias a serem aplicadas.

O cronograma de atividades iniciou com o Arraiá Crescer Legal na manhã do dia 25. O espírito festivo foi o mote das atividades do dia, num convite aos educadores para pensarem suas práticas junto aos aprendizes e sobre ações, atividades e diálogos que fogem da metodologia tradicional e contribuem para que os jovens tenham liberdade de fazer novas escolhas. Também houve vivências sobre ‘Metodologia Criativa: Arte Terapia’ e discussão de ideias para o próximo Encontro Anual de Aprendizes Rurais. 

No dia seguinte, os educadores conheceram práticas inovadoras relacionadas à sustentabilidade ambiental. O professor da Unisc Marcelo Kronbauer e a coordenadora geral do Programa Protetor das Águas, Tanise Etges, apresentaram a iniciativa, desenvolvida em Vera Cruz (RS), pioneira na aplicação de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) aos produtores rurais que preservam nascentes e margens de cursos de água. Também foi apresentado pela assessora técnica do SindiTabaco, Fernanda Viana Bender, o projeto Ações pela Sustentabilidade Florestal, que incentiva a produção de eucaliptos para suprir as necessidades de madeira das propriedades, promovendo assim, a preservação da mata nativa.

Conforme a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, as formações continuadas são fundamentais porque reúnem os educadores e fomentam trocas sobre as diferentes realidades dos jovens e das turmas de cada município. “Nesses encontros trazemos referências pedagógicas, pensamentos inovadores e incentivamos discussões sobre temas a serem abordados pelos educadores nas suas atividades”, explica. “Esses momentos vivenciais contribuem também para o fortalecimento da equipe, além de garantir o sucesso e assegurar a unidade do nosso fazer pedagógico nos diferentes territórios e programas do Instituto”, acrescenta. 

SAIBA MAIS – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal já é reconhecido nacional e internacionalmente pelo pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais. Um exemplo é o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, que aplica a Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo e já atingiu a marca de mil beneficiados. Conheça esse e outros programas do Instituto, acessando www.crescerlegal.com.br. 

Contato com a imprensa

AND,ALL 

Daniella Turano – daniella.turano@andall.ag – (11) 98596-7477 

Eliana Stülp Kroth – eliana.stulp@andall.ag – (51) 99667-7405 

Roberta Sena – roberta.sena@andall.ag – (11) 98435-671

Contato com a imprensa:

AND,ALL

Loader