Voltar

Eventos celebram o protagonismo da juventude rural em Agudo e Novo Cabrais

05.04.2023

Abril 2023 – Para marcar o início do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, o Instituto Crescer Legal promove uma série de eventos nos sete municípios em que sedia durante todo o ano o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Nesta quarta-feira, 05 de abril, os 49 jovens aprendizes de Agudo e Novo Cabrais foram protagonistas dos eventos junto à comunidade escolar, autoridades e familiares.  

André Skolaude, educador de referência das turmas, conduziu o momento mais esperado pelos jovens: o do recebimento do crachá que formaliza para muitos o primeiro contrato de trabalho, mas também o início de uma nova jornada de oportunidade e qualificação. Os jovens realizaram apresentações com suas expectativas em torno do curso e abordaram temáticas que ensejam os principais objetivos do Programa: o combate ao trabalho infantil e a aprendizagem profissional. 

“O combate ao trabalho infantil no setor do tabaco iniciou em 1998 e o Instituto é uma consequência deste trabalho. Acreditamos que o futuro passa pela educação e pela oportunidade, em especial no meio rural, e é preciso frisar que contamos com importantes parcerias: nossas empresas associadas, que contribuem com cotas de aprendizagem e com o suporte financeiro necessário para que o operacional possa fluir com competência. Outro parceiro imprescindível ao Instituto são as prefeituras e, claro, as famílias, que percebem a importância de investir na qualificação de seus filhos”, enalteceu o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, que também levou sua mensagem de otimismo aos jovens. 

Com o apoio do executivo municipal, as atividades são realizadas no contraturno escolar. As prefeituras parceiras oferecem o espaço para a realização das atividades, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem. Em Agudo, as atividades são realizadas na EMEF 7 de Setembro, na localidade de Picada do Rio. Já em Novo Cabrais, as atividades acontecem na EMEF Teófilo Teodoro Streck, em Rincão Bonito. 

“Hoje é um dia muito importante para os jovens e também para os pais. Nossa grande missão, enquanto seres humanos, é fazer a diferença. E estamos fazendo isso, com o apoio das empresas de tabaco que tornam possível o desenvolvimento desse programa aqui em nosso município que tem boa parte de sua economia voltada ao tabaco. Agradecemos e estamos muito felizes por essa primeira turma em Agudo e por proporcionar essa experiência aos nossos adolescentes. Aos jovens, digo que abracem essa oportunidade porque certamente vão sair deste programa cidadãos qualificados e empreendedores”, agradeceu o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel. 

Leodegar Rodrigues, prefeito de Novo Cabrais, também demonstrou alegria com a parceria junto ao Instituto Crescer Legal. “A educação é o que qualifica nossa sociedade como um todo, tanto aquela recebida em casa, que são pilares para nossa vida, mas também aquela que temos na escola, o conhecimento. Buscamos o Instituto já em 2021, vendo a bela experiência de Cerro Branco, e hoje comemoramos a chegada do curso também em nosso município. Agradeço por terem atendido ao nosso pedido, somos muito gratos pela oportunidade dada a esses 25 jovens que, além de receber conhecimento, estão também sendo remunerados, podendo gerir as suas necessidades”, comentou o prefeito. 

SOBRE O CURSO – Por meio da Lei da Aprendizagem, o Instituto Crescer Legal utiliza cotas de suas associadas, indústrias do setor do tabaco, para contratar adolescentes que não vão trabalhar nas empresas, mas permanecem em suas comunidades e, no contraturno escolar, participam do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. Com um total de 800 horas remuneradas (20 horas semanais), o curso iniciou em março e segue até o mês de dezembro com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto. 

AGUDO  NOVO CABRAIS  
Ângela Angélica Pereira Andriélly Aparecida Schultz 
Camila Eduarda Berger Angélica dos Santos da Silva  
Cínthia Helena Soares da Silva Carla Cristina Tonelotto Rodrigues 
Débora Maíza Alves Dandara Barbosa da Silva Ramos  
Évelyn Luiza Zanella Flaviane Müller Milbradt 
Fernanda Sabrina Neu Francine Callonti Milbradt 
Gabriela Fernanda Cardoso Gean Carlos Alves de Oliveira 
Gabriely Aline Padilha Gustavo Müller de Franceschi 
Ítalo Tailan Kesseler Jamile Rodrigues Ferreira 
Jady Helena de Barros João Vitor Becker 
João Rafael Speridião Jonas Mehler Pettermann  
Kauani Luana Matte Josiele Rodrigues da Rosa 
Maiana Maiara Heidemann Kauê Schoenfeldt Zimmermann 
Marcos Henrique Alves Kévin Isaías Alves Lucas 
Mariana Kleinpaul Lucas Gabriel Forsch 
Marina Schlösser Luiza de Melo Broll 
Paola Bianca Priebe Luiza Zimmermann Machado 
Rafael Augusto Raddatz Maria Luiza dos Passos Bordignhão 
Renan Röpke Biljan Miguel de Oliveira Gewehr 
Tainara Tais Neu Natália Braatz Bordignon 
Talita Vitória Ribeiro Piérre Julian da Silva Alves 
Tassiano Sandro Fenner Raíssa Bilha Menezes  
Thais Cavalheiro Neu Sabrina Jahnke Muller 
Thais Letícia Wachholz Víctor Alexandre Maidana dos Santos 
  Yasmin Joaquina Flores  

PRÓXIMOS EVENTOS 

SAIBA MAIS – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que foi implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já abrangeu 15 municípios gaúchos, totalizando 40 turmas e 741 jovens aprendizes rurais certificados. 

Turma de Novo Cabrais com representantes do executivo municipal e o diretor presidente do Instituto
Turma de Agudo com o prefeito e o diretor presidente do Instituto Crescer Legal

Fotos: Rodrigo Assmann

Contato com a imprensa:

Loader