A força da mulher

12/12/2023

“Nas experiências que o Crescer Legal me proporcionou, tanto no curso de aprendizagem como no Programa Nós por Elas, aprendi que é preciso valorizar a presença feminina no campo. Percebi que a mulher rural tem muito serviço, cuidando da casa e da família e ainda trabalhando no campo, e me dei conta da dimensão da importância das mulheres e da força que temos. Especialmente a experiência no Nós por Elas foi maravilhosa, pois conversamos muito sobre pautas relacionadas à condição da mulher, inclusive agressão física e o excesso de trabalho a que as mulheres são submetidas. O Nós por Elas mudou muito a minha percepção de vida porque muitos dos temas abordados nos encontros foram novidades para mim e nunca ninguém tinha me falado a respeito.

E o curso como aprendiz, em 2022, foi igualmente bom porque tivemos um ano inteiro para discutir e valorizar o meio ambiente rural, principalmente a água. O que foi mais significativo para mim foi o fato de a gente ter tido muitas palestras sobre o agro e falando sobre a valorização do campo e das mulheres rurais. Gosto muito de morar no campo, mas os recursos são muito limitados em alguns lugares do interior, o que não é o caso da minha localidade, onde tem tudo o que a gente precisa.”

Lara da Silva Retzlaff, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Canguçu (RS) e participante do Programa Nós por Elas em 2023.

Voltar

Últimas Histórias

09/07/2024
Atuação humanitária

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
Experiência inovadora

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
No local e no global

“Mesmo vivendo no interior de São Lourenço do Sul, trabalho como suporte de TI para uma multinacional e diariamente atendo clientes na Alemanha. Minha trajetória até a atuação profissional internacional foi baseada no estudo formal na escola e universidade e na valorização da cultura do nosso interior[...]"

LEIA MAIS