A opção é pela produção rural

14/06/2024

Carla Andriele Nörnberg Pagel
@carlapagel_

 

A opção é pela produção rural

“Depois de completar 18 anos, decidi seguir no meio rural, na mesma atividade dos meus pais, que é a produção do tabaco e milho. Aqui temos uma vida calma e pretendo continuar no ramo do agro também porque, com as tecnologias e a valorização dos produtos, tem sido bem mais fácil progredir no campo. Meu gosto por viver na área rural se tornou maior na adolescência, quando tive novas vivências e experiências únicas proporcionadas pelo curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal. Entre os aprendizados mais significativos está a comunicação e o desenvolvimento da expressão em público. Também, com diversas visitas e saídas pedagógicas adquiri um grande conhecimento sobre o meio rural e atividades ligadas à agricultura e pecuária. E, em relação a trabalhar em grupo, foi um rico exercício e algo que nos colocou à prova. Conviver com uma turma de diversas idades e personalidades nos tornou mais unidos e pacientes.
Tenho muitas boas lembranças do curso de aprendizagem e uma que me traz orgulho é que tive um desenho meu publicado no livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em prosa, verso e imagem, iniciativa do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador do RS (FEPETI/RS). E, como egressa, o Instituto segue fazendo parte da minha vida. Em março deste ano, estive no estande do Crescer Legal durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo (RS), onde recebíamos os visitantes da feira agropecuária e eu tive a oportunidade de compartilhar minhas vivências.”

Carla Andriele Nörnberg Pagel, 18 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em São Lourenço do Sul (RS).

Voltar

Últimas Histórias

09/07/2024
Atuação humanitária

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
Experiência inovadora

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
No local e no global

“Mesmo vivendo no interior de São Lourenço do Sul, trabalho como suporte de TI para uma multinacional e diariamente atendo clientes na Alemanha. Minha trajetória até a atuação profissional internacional foi baseada no estudo formal na escola e universidade e na valorização da cultura do nosso interior[...]"

LEIA MAIS