Logo

Histórias

Aprendizados mais significativos

O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo.

11 de Outubro de 2024

Imagem destacada na postagem

“O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo. Além disso, é muito importante oferecer espaços para o diálogo e a troca de experiências, como as rodas de conversa que realizamos no Programa de Aprendizagem do Instituto Crescer Legal. Minha experiência como educadora está sendo enriquecedora e transformadora, pois trabalhar com jovens do meio rural me permite explorar suas realidades e desafios, proporcionando um ambiente de aprendizado significativo. Além disso, as atividades, tanto as formativas, de debate ou as mais lúdicas, que desenvolvemos geram um forte engajamento, ajudando os jovens a expressarem suas ideias e desenvolverem habilidades essenciais para as suas vidas.

Percebo também que a educação para crianças e jovens rurais deve ser contextualizada, respeitando as particularidades e culturas locais. Deve incluir práticas que valorizem a sabedoria e o conhecimento da comunidade, promovendo o protagonismo juvenil. É fundamental que a educação esteja conectada com a realidade do campo, abordando temas como sustentabilidade, trabalho em equipe e valorização da cultura local. Além disso, a educação deve ser um processo que estimule o diálogo e a reflexão crítica. Isso significa criar espaços onde os jovens possam expressar suas vozes e participar ativamente na construção de seu aprendizado.

No dia a dia de educadora, busco aplicar estratégias como atividades lúdicas e práticas que estimulem a participação ativa dos jovens. Por exemplo, o uso de tintas naturais produzidas com vegetais e temperos não apenas ensina sobre arte, mas também sobre meio ambiente e sustentabilidade. Outras atividades, por exemplo, a criação de mapas da região não apenas ensina sobre geografia, mas também sobre a história local e os recursos disponíveis. Os debates políticos promovem uma reflexão crítica sobre a realidade política e social, capacitando os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Além disso, projetos comunitários que envolvem os jovens em ações concretas ajudam a conectar o aprendizado à prática, tornando a educação mais significativa e impactante.”

Alini Luza Morais é educadora social da turma de Vera Cruz/RS do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal desde maio de 2024. Natural de Ciríaco/RS, é filha e neta de produtores rurais. Formada em História, é mestranda em Educação com pesquisa voltada para os saberes culinários das mulheres do meio rural.

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Morangos no pátio de casa

    “Estou implantando uma estufa de morangos no terreno da minha casa e quero que seja uma fonte de renda para a minha família. O esqueleto da montagem já está pronto e agora vamos fazer a parte interna, os encanamentos e […]

  • Imagem destacada na postagem

    Mudas de hortaliças

    “Como jovem do campo, tenho vários planos para a sucessão da propriedade da nossa família, onde a principal fonte de renda é o tabaco, mas também temos diversas culturas de subsistência. Um dos projetos é a implantação de uma estufa […]

  • Imagem destacada na postagem

    Elas e as flores

    “As mulheres da minha casa – minha mãe Adriane, a vó Olinda, eu e minha irmã Andressa – sempre gostamos de cultivar flores. Para nós, é algo para nos distrair e mexer na terra sempre foi quase como um hobby, […]

  • Imagem destacada na postagem

    Diferencial: foco no humano

    Na metade do ano passado, minha rotina profissional mudou significativamente. Isso porque passei a trabalhar no Instituto Crescer Legal e me deparei com um mundo profissional diferente do qual estava acostumada.

  • Imagem destacada na postagem

    Peixes na diversificação

    Ter sido aprendiz do Instituto Crescer Legal foi uma das melhores oportunidades que apareceram na minha vida, pois o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo trouxe muito conhecimento e experiências novas, tanto para a área profissional como para a pessoal.

  • Imagem destacada na postagem

    Informática no meio rural

    As demandas por informatização no meio rural têm aumentado, inclusive recentemente foi instituída a Nota Fiscal Eletrônica, a NF-e, para a venda dos produtos, o que tem sido um desafio para muitos agricultores.

  • Imagem destacada na postagem

    Diversificação com videiras

    Estou colocando em prática um projeto de produção de uvas e as expectativas são boas, pois uma das mudas já está começando a produzir. O plantio das videiras foi uma contribuição do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal.

  • Imagem destacada na postagem

    Autonomia feminina no campo

    Depois de fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal e de participar do Programa Nós por Elas, estou trabalhando na produção de tabaco com a minha família e analisando as possibilidades de fazer uma faculdade.

  • Imagem destacada na postagem

    Rebanho próprio

    Com 15 anos, já tenho meu próprio rebanho com seis cabeças de gado nas pastagens da nossa propriedade, sendo uma matriz prenha que logo dará cria. Adquiri os primeiros animais com o salário que recebi como aprendiz do Instituto Crescer Legal para fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Autógrafo em livro

    Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).