Novos cultivos na terra
Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.
O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo.
“O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo. Além disso, é muito importante oferecer espaços para o diálogo e a troca de experiências, como as rodas de conversa que realizamos no Programa de Aprendizagem do Instituto Crescer Legal. Minha experiência como educadora está sendo enriquecedora e transformadora, pois trabalhar com jovens do meio rural me permite explorar suas realidades e desafios, proporcionando um ambiente de aprendizado significativo. Além disso, as atividades, tanto as formativas, de debate ou as mais lúdicas, que desenvolvemos geram um forte engajamento, ajudando os jovens a expressarem suas ideias e desenvolverem habilidades essenciais para as suas vidas.
Percebo também que a educação para crianças e jovens rurais deve ser contextualizada, respeitando as particularidades e culturas locais. Deve incluir práticas que valorizem a sabedoria e o conhecimento da comunidade, promovendo o protagonismo juvenil. É fundamental que a educação esteja conectada com a realidade do campo, abordando temas como sustentabilidade, trabalho em equipe e valorização da cultura local. Além disso, a educação deve ser um processo que estimule o diálogo e a reflexão crítica. Isso significa criar espaços onde os jovens possam expressar suas vozes e participar ativamente na construção de seu aprendizado.
No dia a dia de educadora, busco aplicar estratégias como atividades lúdicas e práticas que estimulem a participação ativa dos jovens. Por exemplo, o uso de tintas naturais produzidas com vegetais e temperos não apenas ensina sobre arte, mas também sobre meio ambiente e sustentabilidade. Outras atividades, por exemplo, a criação de mapas da região não apenas ensina sobre geografia, mas também sobre a história local e os recursos disponíveis. Os debates políticos promovem uma reflexão crítica sobre a realidade política e social, capacitando os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Além disso, projetos comunitários que envolvem os jovens em ações concretas ajudam a conectar o aprendizado à prática, tornando a educação mais significativa e impactante.”
Alini Luza Morais é educadora social da turma de Vera Cruz/RS do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal desde maio de 2024. Natural de Ciríaco/RS, é filha e neta de produtores rurais. Formada em História, é mestranda em Educação com pesquisa voltada para os saberes culinários das mulheres do meio rural.