Atuação humanitária

09/07/2024

Talita Vitória Ribeiro

@talita_vih_ribeiro

 

Atuação humanitária

 

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares. E em maio deste ano, acompanhamos de longe as tristes notícias sobre a enchente que destruiu diversas cidades gaúchas. Por isso, nos juntamos a uma ONG daqui de Santa Catarina para arrecadação e envio de doações. Foram semanas de muito trabalho na organização e separação de roupas, calçados e alimentos para as pessoas e de ração e agasalhos para os animais. A ONG conseguiu helicóptero e caminhões para levar doações de moradores da ilha de Florianópolis para Agudo, Cachoeira do Sul, Porto Alegre e outras cidades.

Antes dessa ação, eu já tinha alguma experiência nesse tipo de trabalho, pois minha turma do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal, já tinha planejado e executado uma campanha comunitária. Fizemos a arrecadações de produtos de limpeza e higiene e de alimentos em benefício do abrigo de crianças de Agudo. Essa foi uma das atividades que adorei ter feito junto com a minha turma, pois vimos o resultado da ação. Ter sido aprendiz foi uma experiência incrível onde tive desenvolvimento e obtive conhecimentos que estão me ajudando muito hoje em dia.

O curso proporcionou aprendizados valiosos para levar para a vida, como ter uma comunicação compreensiva, saber compreender a opinião do próximo, aprendi a valorizar a vida e me tornei independente. Amei viver na zona rural e, se eu puder, quero voltar novamente para o Rio Grande do Sul. Eu sinto que cresci e amadureci quando nos mudamos para o campo, comecei a sair de casa e me encontrei na vida rural. É uma vida diferente a do campo e eu sou muito grata pelos aprendizados do curso do Crescer Legal e, principalmente, grata por tudo o que o educador André fez por mim e pela turma.”

 

Talita Vitória Ribeiro, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Agudo (RS).

Voltar

Últimas Histórias

09/07/2024
Experiência inovadora

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
No local e no global

“Mesmo vivendo no interior de São Lourenço do Sul, trabalho como suporte de TI para uma multinacional e diariamente atendo clientes na Alemanha. Minha trajetória até a atuação profissional internacional foi baseada no estudo formal na escola e universidade e na valorização da cultura do nosso interior[...]"

LEIA MAIS
14/06/2024
O agro é tudo

“Com a certeza de que é possível prosperar no agro, faço planos de construir minha vida com base na atividade rural. Acho que o setor rural seguirá sendo fundamental daqui a 10, 20 anos e muito mais tempo, pois o agro é tudo. Atualmente estou no terceiro ano do ensino médio e pretendo seguir estudando, possivelmente em uma faculdade ligada ao ramo da agricultura.[...]"

LEIA MAIS