“Depois de fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal e de participar do Programa Nós por Elas, estou trabalhando na produção de tabaco com a minha família e analisando as possibilidades de fazer uma faculdade. Tenho interesse em Letras, Design de animação, Fotografia, Jogos digitais e Investigação forense e Perícia criminal, mas ainda não decidi exatamente qual fazer. São tantas opções que se pudesse, eu faria todas. Por enquanto, já fiz minha carteira de habilitação porque dirigir é importante para quem vive no campo e precisa ter independência para se deslocar.
Ter sido aprendiz rural foi algo bom para o meu desenvolvimento e diferente da realidade que eu tinha até então. Todos tínhamos que ter disciplina, pois o curso era um local de trabalho e desenvolvemos as habilidades de saber como lidar com grupos de pessoas. No ano seguinte, em 2024, foi a vez do meu irmão fazer o curso, pois minha família já conhecia o Programa de Aprendizagem Profissional Rural e os bons resultados.
E enquanto isso, no ano passado eu fui convidada para fazer parte do Nós por Elas, que acabou sendo algo que despertou para a solidariedade. Nos primeiros encontros, eu estava nervosa, não conhecia a maioria das meninas. Mas, no decorrer das atividades, nós nos conhecemos e se tornou um lugar seguro para trocar experiências e ideias e para poder olhar ao meu redor com mais consciência. O reconhecimento das nossas potencialidades enquanto mulheres me possibilitou uma percepção de valorização e autonomia.”
Joice Vitória Rogalski, 18 anos, é egressa da turma de 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Itaiópolis (SC) e participante do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo em 2024.