Boas práticas para o empreendedorismo

08/12/2021

“O Programa de Boas Práticas, oferecido pelo Instituto Crescer Legal, foi de grande valia no meu fazer pedagógico, pois obtive um novo olhar frente aos meus alunos e à comunidade escolar e, com isso, minha prática pedagógica voltou-se ainda mais ao jovem do campo. Para despertar o espírito empreendedor, procurei diversificar de forma diferenciada, com atividades baseadas em fatos e acontecimentos da vida diária dos estudantes e levando técnicas sugeridas pelo programa para que as famílias também estivessem envolvidas no processo.
Certamente, a educação das escolas do campo precisa ser direcionada ao nosso jovem. Vivemos na era da tecnologia e passamos por um longo e difícil período de distanciamento social, que fez com que cada um de nós tivesse que se reinventar. A partir daí, foi importante se renovar e se aperfeiçoar, despertando assim um novo olhar empreendedor em nossos alunos, o que se reflete na comunidade escolar. Atuo há 22 anos em uma escola da zona rural, que, desde 2018, faz parte do programa Educcan (Educação do Campo de Canguçu). Trabalhamos na modalidade de educação integral, onde, além dos conteúdos programáticos da grade curricular, temos projetos envolvendo as famílias e a comunidade escolar com temas de interesse do jovem que ali está inserido e tem o desejo de permanecer no campo. Acredito que trabalhar esses temas é preparar o nosso jovem para a vida.”

Cátia Rossiele Kohler Buttow, professora da Escola Municipal Heitor Soares Ribeiro, de Canguçu (RS). Participou da edição de 2020 do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, realizado em parceria com o Instituto Crescer Legal.

Voltar

Últimas Histórias

11/07/2022
Aposta na hortaliças semi-hidropônicas

Talvez o meu projeto elaborado como atividade final do curso de gestão e empreendedorismo venha a ser uma opção de diversificação da nossa propriedade.

LEIA MAIS
11/07/2022
Opção pelo rural

Em 2021, durante o período em que fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, tive a oportunidade de conhecer mais sobre o lugar onde vivo e, assim, passei a valorizar minha essência

LEIA MAIS
11/07/2022
Conduzindo um evento como cerimonialista

Neste ano, fui convidada para ser cerimonialista no ato de apresentação e entrega dos crachás da turma dos novos aprendizes do município de Progresso

LEIA MAIS