“Atualmente, eu e meu namorado, Leonardo, estamos focados no cultivo de tabaco para juntar recursos e investir em uma estufa de morangos e tomates. Decidimos isso porque percebemos a grande procura por esses produtos na região. Como nós dois somos filhos de agricultores, já sabíamos que trabalhar no meio rural não é fácil, mas é uma ótima opção pra quem quer ser independente. Para mim, a melhor vida que uma pessoa pode ter é viver no interior. E, se o produtor souber aproveitar, tem várias opções de culturas que podem ser lucrativas. E nós já estamos construindo nossa casa na localidade de Vila Botucaraí, onde vamos morar e seguir nas atividades rurais.
Há quatro anos, fiz o curso de gestão e empreendedorismo como jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal, que foi inesquecível porque encontrei a oportunidade de poder valorizar o que tinha na minha propriedade e foi nessa época que saí da minha área de conforto. O curso me mostrou que sempre devo aproveitar as oportunidades que aparecem, ser quem eu sou e expressar minha opinião. Após a formatura no Crescer Legal, fiz um curso técnico em agronegócio com estágio em uma agropecuária, onde coloquei meus conhecimentos em prática e tive mais interação com pessoas e clientes.”
Mariana Machado, 19 anos, foi jovem aprendiz em 2018 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Candelária (RS).