Logo

Histórias

Orgulho em dobro

Orgulho em dobro “Tenho muitos motivos para ter um grande orgulho das minhas filhas: são maravilhosas, educadas, carismáticas, dedicadas e focadas nos estudos. Também são responsáveis e maduras, pois sabem o que querem e onde querem chegar. E, para que […]

06 de Maio de 2024

Imagem destacada na postagem

Orgulho em dobro
“Tenho muitos motivos para ter um grande orgulho das minhas filhas: são maravilhosas, educadas, carismáticas, dedicadas e focadas nos estudos. Também são responsáveis e maduras, pois sabem o que querem e onde querem chegar. E, para que elas se tornassem as pessoas que são hoje, o Instituto Crescer Legal nos deu um grande auxílio durante a adolescência, período importante do desenvolvimento delas. Foi através do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural que elas se interessaram pela carreira agrícola e agora já estão no terceiro semestre da graduação em Agronomia na Universidade de Santa Cruz do Sul. Além disso, durante o período como jovens aprendizes, a Mariana e a Juliana deixaram de ser meninas tímidas e foram aprendendo a se comunicar bem com outras pessoas. O curso do Instituto colaborou ainda no aprendizado de como gerenciar uma propriedade e como trazer melhorias e novidades para acrescentar mais opções de renda.

Eu, como mãe, apoio elas sempre da melhor forma possível, visando seu bem-estar e ajudando nas suas escolhas. Só desejo o melhor pra elas. Que tenham sucesso, um futuro brilhante, que aproveitem as oportunidades que virão e que sejam muito felizes na profissão que escolheram. Na nossa família, sempre orientamos para que sigam o caminho do bem, com humildade e simplicidade, sem menosprezar ninguém e sem se achar melhor que os outros, para que sempre tenham uma boa convivência com todos.

Como agrônomas, espero que elas tenham muito sucesso e que consigam procurar por inovações que contribuam para um melhor desempenho tanto na nossa propriedade como também no município e região. No decorrer da graduação, elas estão observando com qual ramo se identificam mais para, depois, se especializarem em uma pós-graduação, pois a Agronomia abrange uma vasta área. Nos horários em que não estão na universidade nem realizando as tarefas de estudo, elas auxiliam na propriedade, sempre agregando conhecimentos às atividades.”

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Autógrafo em livro

    Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).

  • Imagem destacada na postagem

    Inovação e sustentabilidade

    As últimas estiagens castigaram bastante as plantações da nossa propriedade, que é bem diversificada, com tabaco, hortaliças, plantações de milho e frutas.

  • Imagem destacada na postagem

    Escola para jovens do campo

    Todas as escolas do campo deveriam ter currículo específico conforme a realidade rural da localidade, alinhado com os conteúdos essenciais da educação básica.

  • Imagem destacada na postagem

    Novos cultivos na terra

    Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte e vida

    Faço planos de, após terminar o ensino médio, cursar faculdade de Design Gráfico e trabalhar na área de artes, especialmente desenho. Para isso, estou me esforçando para vencer os obstáculos.

  • Imagem destacada na postagem

    O futuro no agro

    Na metade deste ano comecei a cursar Agronomia ao mesmo tempo em que estou terminando o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal, que faço como jovem aprendiz.

  • Imagem destacada na postagem

    Aprendizados mais significativos

    O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte pela educação transformadora

    A escola ideal para crianças e jovens rurais deve ser um espaço aberto, inclusivo e dinâmico, onde novas ideias e propostas são constantemente discutidas e acolhidas.

  • Imagem destacada na postagem

    Novo olhar para o rural

    Sou professora no interior e percebo que há muito mais eficácia quando a escola é conectada com a realidade local, vincula práticas pedagógicas às habilidades, fomenta um novo olhar para o rural e demonstra a viabilidade econômica e social do meio em que os alunos estão inseridos.

  • Imagem destacada na postagem

    Cultivar sonhos

    Nasci em Vale do Sol/RS, um lugar onde a natureza e as pessoas se encontram de forma harmoniosa, onde cada curva do caminho conta uma história.