Em busca de melhorias para a comunidade

05/05/2023

“Achei ótima a experiência como aprendiz do Instituto Crescer Legal. Conheci muita coisa que eu não sabia sobre o campo eu fui surpreendida pela forma como o curso é e pelos aprendizados que tive. Como contribuição, levei conhecimentos sobre a minha comunidade: o quilombo Passo do Pai Pedro, no interior de Rio Pardo. Muitos colegas não sabiam fatos da tradição dos africanos e como nos estruturamos e vivemos aqui no Sul do Brasil. Uma tia minha participou comigo de uma apresentação para os colegas e a educadora da turma, quando falamos sobre nossa organização em comunidade e como vivemos.

E meu projeto de empreendedorismo do curso foi uma horta comunitária para beneficiar a todos, já que não há muitas hortas no quilombo. Resolvi fazer uma horta para beneficiar todos os vizinhos, que são pessoas das quais gosto muito e moram no lugar que amo viver. No meu planejamento, cultivaremos diversos tipos de verduras com técnicas de economia de recursos naturais, como a irrigação por gotejamento. Uma das regras de uso seria que, quem tirar uma verdura, plantará três no lugar.

Como planos de futuro, pretendo, além da horta comunitária, também criar uma grande horta para venda de produtos. Outro plano é fazer o curso técnico na Escola Família Agrícola para seguir me aperfeiçoando em tecnologias de cultivo de alimentos, pois acho que o campo tem muitas oportunidade de vida, mas é preciso que, primeiro, os jovens estudem para que tenham conhecimentos e possam empreender nos seus negócios rurais.”

Tamires Pires de Assis, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Rio Pardo (RS).

Voltar

Últimas Histórias

06/11/2023
Fazendo história

Como educadora da primeira turma de aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal em Santa Catarina, sinto-me honrada em estar fazendo parte da história da juventude rural de Itaiópolis.

LEIA MAIS
06/11/2023
O valor da mulher rural

O Instituto Crescer Legal está acrescentando muito na minha vida. No curso de gestão e empreendedorismo rural, vi que nós jovens podemos sim dar ideias na nossa propriedade e mudar a realidade.

LEIA MAIS
06/11/2023
Empatia e inclusão

A experiência de participar do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação foi incrivelmente enriquecedora, ampliando horizontes e proporcionando ‘insights’ valiosos para aprimorar a educação.

LEIA MAIS