Empreendedora rural, com orgulho

08/08/2023

“Depois que terminei o ensino médio, em 2020, tornei-me produtora de tabaco e tenho minha lavoura de 20 mil pés de fumo na propriedade da família (ao todo, são 120 mil pés). Posso dizer que estou realizada, vivendo no campo, fazendo o que gosto, pois sempre pensei em continuar no agro e minha convicção se firmou em 2017, quando terminei o curso de gestão e empreendedorismo oferecido pelo Instituto Crescer Legal. Como em qualquer profissão, também tem dias difíceis. Ser agricultora não é fácil, mas é uma sensação inexplicável participar do desenvolvimento da planta. O agro é incrível.

Ser aprendiz do Crescer Legal foi a oportunidade de adquirir tantos conhecimentos e ajudou no meu crescimento pessoal. O curso me fez ter certeza de que queria continuar na agricultura e conhecer ainda mais a propriedade e suas potencialidades. Com os conhecimentos adquiridos no curso, tenho a possibilidade de ajudar no gerenciamento da propriedade, controle financeiro, possibilidade de novos investimentos e novas tecnologias. Afinal, a propriedade precisa ser vista como uma empresa e, para isso, precisamos ter total controle sobre ela. Também penso em cursar agronomia no futuro e seguir na propriedade onde cresci. Atualmente, como produtores integrados da BAT, posso dizer que somos exemplos no que fazemos por sermos incentivados às premissas de alta produtividade e manejo sustentável.

Estou muito feliz fazendo o que gosto ao lado dos meus pais. A agricultura é importante pra todo mundo e hoje em dia é muito legal ver toda a visibilidade que ela está tendo e que muitos jovens estão optando por continuar no campo. Também temos muitas mulheres à frente de propriedades e tocando com excelência os negócios rurais. Acho que, para as mulheres terem sucesso no agro, é primordial não ter medo, buscar capacitação, conhecimento e ser perseverante nos seu sonhos sem receio dos julgamentos. Tenho orgulho de fazer parte disso tudo.”

Vitória Francine Eickstadt, 21 anos, foi jovem aprendiz em 2016/2017 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Vale do Sol (RS).

Voltar

Últimas Histórias

06/11/2023
Fazendo história

Como educadora da primeira turma de aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal em Santa Catarina, sinto-me honrada em estar fazendo parte da história da juventude rural de Itaiópolis.

LEIA MAIS
06/11/2023
O valor da mulher rural

O Instituto Crescer Legal está acrescentando muito na minha vida. No curso de gestão e empreendedorismo rural, vi que nós jovens podemos sim dar ideias na nossa propriedade e mudar a realidade.

LEIA MAIS
06/11/2023
Empatia e inclusão

A experiência de participar do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação foi incrivelmente enriquecedora, ampliando horizontes e proporcionando ‘insights’ valiosos para aprimorar a educação.

LEIA MAIS